Última alteração: 27-10-2016
Resumo
Dentre os diversos problemas gerados nas grandes cidades e no seu entorno, devido ao crescimento da população mundial e sua concentração nos grandes centros urbanos, destaca-se o de mobilidade urbana. Este é um problema que atinge a comunidade dos diversos Campus do IFRS, principalmente aqueles situados na Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA), dos quais destaca-se o Campus Canoas. Este está localizado em um dos 34 municípios que compõem a RMPA, cuja concentração excede 4 milhões de habitantes. A dificuldade de deslocamento até o Campus é agravado pelo fato deste localizar-se em uma região periférica da cidade, onde o acesso por meio do transporte público é limitado, sendo feito por uma única empresa de transporte que disponibiliza apenas uma linha de ônibus que vai até o local, em horários limitados. Assim, esta pesquisa tem como objetivo compreender como alunos e servidores se deslocam até o Campus Canoas, os meios mais utilizados para realizar tal deslocamento e as dificuldades encontradas, bem como o impacto disso na qualidade de vida destas pessoas. Adicionalmente, visa verificar o interesse da comunidade do campus na prática da carona solidária, que é o uso compartilhado de um automóvel particular por duas ou mais pessoas. A coleta de dados foi feita através da aplicação de um questionário junto aos estudantes e servidores do IFRS Campus Canoas. Os resultados parciais do estudo mostram que o meio de transporte mais utilizado para deslocamento dos servidores e estudantes até o Campus é o automóvel, seguido do ônibus. Os principais motivos apontados pelos respondentes que os fazem optar pelo uso do automóvel foram: dificuldade de acesso ao local de destino e economia de tempo. No caso daqueles que utilizam ônibus, foram apontados como principais motivos: o fato de não possuírem veículo próprio e o baixo custo. Foi identificado também que o fato de ficar preso no trânsito causa impacto na produtividade da maioria dos respondentes. Quanto à carona solidária, a grande maioria dos respondentes mostraram interesse em utilizá-la no Campus, de diferentes modos, tanto como ofertante quanto como demandante da carona. Os resultados deste estudo poderão colaborar para que se trabalhe, junto ao poder público municipal, para melhorar a mobilidade na região. Além disso, contribuirá com informações sobre o público interessado no Campus em participar da carona solidária, que poderá ser promovida como uma alternativa de mobilidade urbana sustentável, possibilitando uma melhoria na qualidade de vida dos cidadãos da região.