Portal de Eventos do IFRS, 5º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SICT)

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Um estudo acerca da proposta de reorganização do ensino médio no RS: seminários integrados no ensino médio politécnico
Cassiane Modesto Brum, Eduarda Santos de Oliveira, Gisele Palma

Última alteração: 31-10-2016

Resumo


A Escola, na contemporaneidade, passa por momentos delicados e contraditórios. Inúmeras incertezas permeiam o futuro educacional do país. A mídia e os estudos científico-acadêmicos revelam tentativas de sanar as dificuldades e os déficits no ensino. Esses fatores comprometem a credibilidade do sistema educacional público, tornando-o refém da sociedade e das potências econômicas. Com o objetivo de romper com esse ciclo, a Rede Estadual de Educação do Estado do Rio Grande do Sul criou uma proposta diferenciada de organização do Ensino Médio (EM), constituída por duas vertentes principais: o Ensino Técnico Integrado ao EM; e o EM Politécnico. É nessa segunda abordagem que o presente estudo está ancorado, mais especificamente, nos Seminários Integrados (SI), os quais viabilizam os pressupostos do EM Politécnico. A pesquisa teve como problema o seguinte questionamento: “Como se constituíram e são desenvolvidas as concepções, práticas e modos de articulação do Seminário Integrado, no EM Politécnico, da Escola Estadual Cônego Leão Hartamn/RS?”. O estudo teve como objetivo compreender as formas de constituição e desenvolvimento das concepções, práticas e modos de articulação do SI, no EM Politécnico, na referida Escola, situada em uma região economicamente carente da cidade de Canoas, na grande Porto Alegre. A investigação teve caráter quantitativo e qualitativo. Deram sustentação teórica aos estudos, entre outros: Azevedo; Fazenda; Freire; Frigotto; Kuenzer; Rios; Sousa Santos. Para a coleta de dados foram utilizados: questionários, análise de documentos e narrativas. Os interlocutores da pesquisa foram alunos, professores, gestores, e funcionários não docentes da Escola investigada. A análise dos dados foi alicerçada nos fundamentos da metodologia Análise de Conteúdo, a qual possibilitou a organização de cinco categorias: Construção de um coletivo marcado pela amorosidade e acolhimento; Busca da Formação Acadêmica pelos Servidores da Escola; Engajamento da equipe gestora com a realização de uma educação da melhor qualidade; Compreensão da educação escolar contextualizada à comunidade externa; e Pressupostos teóricos claros e comprometidos com a inclusão social. O estudo nos permitiu compreender como a proposta dos SIs foram articuladas na Escola estudada e os benefícios que a mesma trouxe para a comunidade. Percebemos a importância dos SIs para a aprendizagem dos alunos, os quais desenvolvem projetos de pesquisa que se relacionavam com a realidade social do bairro. Esse cenário é marcado, assim, pela motivação e engajamento da escola em contribuir para a consolidação de uma educação comprometida com o desenvolvimento pleno dos estudantes, sob uma abordagem crítico-reflexiva, em direção à cidadania.


Palavras-chave


Seminário Integrado; Politecnia; Cidadania

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