Portal de Eventos do IFRS, 5º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SICT)

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Materiais didáticos interdisciplinares para a educação básica e para a educação superior
Kalléu Alves Cardoso, Carlos Ventura Fonseca

Última alteração: 27-10-2016

Resumo


O presente trabalho, em fase inicial de seu desenvolvimento, baseia-se na seguinte questão global de pesquisa: Quais são os aspectos epistemológicos que interferem na construção de materiais didáticos interdisciplinares no IFRS/Campus Restinga? A partir disso, buscamos estabelecer critérios de caráter interdisciplinar para a produção de unidades temáticas (UT) voltadas ao ensino de Ciências e à formação docente em Ciências da Natureza, com base na literatura da área e em uma perspectiva interdisciplinar. Além disso, intencionamos produzir material didático, com base nos critérios e referenciais encontrados, para diferentes níveis de ensino: o ensino médio, o ensino médio integrado, educação superior, em cursos de licenciatura etc. Nesse processo, será fundamental: 1-Identificar as principais estratégias didáticas dos materiais produzidos e dos materiais descritos na literatura (simulações, vídeos, ensino por investigação, debates, seminários etc.); 2-Evidenciar as teorias pedagógicas e modelos educacionais apresentadas pelos materiais produzidos e pelos materiais descritos na literatura, com base nas atividades propostas, à luz de referenciais teóricos do campo da Educação em Ciências. 3-Distribuir os materiais produzidos no projeto para as redes públicas e privada de ensino, através de ações de extensão futuramente desenvolvidas. Os resultados iniciais apontam para a relevância de materiais didáticos do tipo Unidade Temática - UT, cujo formato requisita: um guia para o professor, que contenha o planejamento geral da UT (o guia permite que os professores mais experientes tenham rapidamente uma visão do conjunto da unidade e realizarem as adaptações que julgarem necessárias); professores menos experientes, orientando as atividades; um guia para os estudantes(destina-se a dar uma visão de conjunto da unidade de ensino para o estudante e permite tirar melhor proveito dos recursos nela disponíveis; um texto didático básico, destinado ao aluno e referência do conteúdo da unidade de ensino; um conjunto de materiais e recursos alternativos: modelos, simulações, filmes, fitas de vídeo, equipamentos para práticas, pôsteres etc.; um conjunto de folhas de trabalho para desenvolver as habilidades e explorar as estratégias de aprendizagem relevantes para a unidade; um conjunto de materiais de avaliação da aprendizagem. Nas próximas etapas, buscaremos escolher temáticas e desenvolver a estrutura dos materiais, para que o projeto possa ser executado nas sua integralidade.

Palavras-chave


Materiais didáticos; Ensino de ciências; Unidade temática

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