Portal de Eventos do IFRS, 5º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SICT)

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Formação continuada: a ressignificação das práticas docentes através da engenharia didática
Letícia Pereira Rosa, Rafaela Fetzner Drey

Última alteração: 03-11-2016

Resumo


Diversos estudos atuais e também os documentos prescritores do ensino brasileiro apontam que uma formação docente de qualidade pode ser um fator determinante para aperfeiçoar tanto o trabalho dos docentes quanto o aprendizado de seus alunos. No entanto, por diversas vezes os professores não recebem uma boa formação na graduação, o que prejudica diretamente o aprendizado de seus alunos. O objetivo do projeto aqui apresentado é construir metodologias de ensino significativas que possam auxiliar os professores de língua portuguesa, língua inglesa e literatura a suprirem suas dificuldades em sala de aula, oferecendo-lhe maior autonomia e possibilitando sua constituição como engenheiros didáticos e designers de seus próprios currículos. Para isso, oferecemos uma proposta de formação continuada aos professores de escolas públicas de ensino médio de um município do Litoral Norte do RS. Nosso trabalho se justifica porque as formações geralmente são feitas de forma descendente, sem levar em consideração as reais necessidades dos professores, o que acaba não promovendo bons resultados. Nossa perspectiva visa construir um material didático a partir do que assinalam os próprios professores participantes. A ideia central dos procedimentos de obtenção dos dados está baseada em realizar entrevistas por meio de questionário com professores da área de línguas nas escolas participantes para que a “voz” do professor seja ouvida. Esta pesquisa se caracteriza como uma pesquisa-ação por proporcionar uma investigação entre as teorias e as práticas educacionais, sendo constituída de forma participativa e colaborativa. Além disso, a pesquisa proposta se elabora com base qualitativa, a partir do procedimento de geração de dados (em oposição à coleta de dados), pois o pesquisador, no momento de geração dos dados, não se afirma como um mero coletor neutro de informações, mas também como participante. Considerando os procedimentos de análise, as respostas dos questionários foram analisadas de forma mista e embasaram a produção de um material didático. Os resultados apontaram que as maiores dificuldades dos docentes referem-se ao trabalho com leitura e produção textual; os principais aspectos que gostariam de aprimorar em suas aulas são o trabalho com leitura e gramática; a literatura não é uma prioridade, porém consta como uma dificuldade média. A partir dessas considerações foi elaborado um material didático para suprir tais necessidades e disponibilizado nas escolas participantes.

 


Palavras-chave


Formação continuada; Engenharia didática; Práticas docentes

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