Portal de Eventos do IFRS, 5º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SICT)

Tamanho da fonte: 
Ações de música para promover a educação musical em escolas de ensino básico
João Miguel Erig Bohn, Agnes Schmeling

Última alteração: 27-10-2016

Resumo


O desenvolvimento socioeconômico da Região do Litoral Norte do Rio Grande do Sul é um dos menores do Estado, o que resulta em uma menor arrecadação de tributos, uma reduzida capacidade de investimentos dos municípios e deficiência na formação profissional e educacional dos habitantes. Desta forma, as instituições educacionais devem promover ações que propiciem a formação do educando, que tem papel fundamental no desenvolvimento da região. A prática musical sensibiliza e serve de apoio para o desenvolvimento das competências escolares, e sua obrigatoriedade é determinada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e pelas Leis 11.769/2008 e 13.278/2016. O IFRS campus Osório realiza desde 2013 diversos Projetos de Extensão, Ensino e Pesquisa em Música com a comunidade acadêmica. Em 2016, a Escola Estadual Quilombola Santa Teresinha resolveu articular juntamente com o campus Osório e a Prefeitura Municipal de Maquiné a realização de ações e projetos com alunos da escola e professores da região, de forma a atender essa necessidade. Durante a realização das ações de Extensão e Ensino, faz-se necessário compreender e investigar a situação da educação musical no ensino básico, com o objetivo de refletir e qualificar os trabalhos desenvolvidos. O Projeto de Pesquisa Educação Musical nas Escolas de Ensino Básico também objetiva o assessoramento do curso de extensão Formação Inicial e Continuada para Professores em Música, além da oferta de um ambiente acadêmico virtual gratuito para que os professores interajam com a equipe de execução e tenham acesso aos conteúdos desenvolvidos no curso. A plataforma acadêmica escolhida, após avaliação prévia pelo bolsista, foi o Moodle, de código aberto e livre e de grande versatilidade e configuração. A pesquisa fomenta a formação de professores, realiza a discussão pedagógica desenvolvida e também realimenta futuras ações. Sua abordagem é quali-quanti e os dados, após coletados por meio da observação nas turmas, questionários com professores e depoimentos, são categorizados, analisados e discutidos com os demais membros da equipe de execução do projeto. Com base na análise das respostas, verificou-se que os participantes já abordavam a música em aulas através de interpretações de texto, com canto, cantigas e brincadeiras, apresentações artísticas ou dramatização e confecção de instrumentos musicais. Os participantes também relataram que o curso auxilia na prática docente, na musicalização e musicalidade e traz novas abordagens de aplicação dos conhecimentos. A expansão desse projeto significará a melhora da formação dos estudantes e professores e a redução das desigualdades sociais.


Palavras-chave


Ensino Básico; Educação Musical; Ambiente acadêmico; Desenvolvimento social;

Texto completo: PDF