Portal de Eventos do IFRS, 5º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SICT)

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O uso de um banco de dados na preservação dos acervos escolares das instituições educacionais na cidade de Osório-RS
Luana Chollet Pinto, Maria Augusta Martiarena de Oliveira

Última alteração: 31-10-2016

Resumo


Os acervos escolares contêm objetos frágeis e delicados que sofrem a ação do tempo, e acabam por ser danificados ou perdidos a longo prazo. O presente trabalho é dedicado à preservação histórica da memória das instituições públicas de ensino da cidade de Osório-RS, através da criação de um banco de dados e, posteriormente, de um site. Elencou-se apenas objetos em suporte de papel, notadamente fotografias, para tornarem-se foco da digitalização e disponibilização online, objetivando preservar a memória e a identidade de tais instituições. Logo, o presente trabalho dedica-se ao desenvolvimento de um banco de dados que permita a disponibilização digital das fotografias constantes nos acervos dessas instituições educacionais, e posteriormente a apresentação do banco de dados à comunidade através de um site. A metodologia é a análise documental, aliada a modelagem do banco de dados. Nesse sentido, realizou-se uma pesquisa interdisciplinar, envolvendo história da educação e informática. Para a realização desse estudo, fez-se necessária a formação de um referencial teórico-metodológico, que atendesse tanto a área de história da educação, na categoria de arquivística, como a área da informática. Através do uso de um site como ferramenta para preservação, o contato com o acervo se expande cada vez mais, possibilitando o acesso a um número maior de pesquisadores, inclusive de outras regiões do Brasil e do exterior. As instituições educacionais trazem em seus acervos escolares possibilidades de pesquisa que vão além de imagens e objetos, pois através deles, é possível entender e desvendar a história por trás da instituição e da época. Partindo desse ponto, a criação do banco de dados, utilizando um espaço público, porém virtual, serve como ponte para novos olhares e interpretações das práticas escolares tanto para pesquisadores da área, como para a comunidade, atuando no sentido de ampliar as possibilidades de estudo da cultura escolar no sul do Brasil e de preservar a história de tais instituições.

Palavras-chave


Banco de dados; Site; Acervos escolares; Preservação arquivística

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