Portal de Eventos do IFRS, 5º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SICT)

Tamanho da fonte: 
Assistentes Inteligentes: promovendo suporte a atividades docentes em ambientes virtuais de ensino aprendizagem
Bianca Neves da Silva, Bruno Gava Guerra, Emilis Luize Schneider, Júlia Boff Fabbris, Júlia Marques Carvalho da Silva

Última alteração: 03-11-2016

Resumo


O projeto Assistentes Inteligentes: promovendo suporte a atividades docentes em ambientes virtuais de ensino-aprendizagem tem como objetivo auxiliar o professor dentro de um ambiente virtual de ensino e aprendizagem (AVEA), fazendo com que ele se dedique onde mais precisa. Assim, por exemplo, ele pode se focar na criação do curso, e elaboração de materiais. Para atingir tais metas, foram realizadas diversas atividades e tarefas, como o teste de plugins externos e outros desenvolvidos pelo laboratório do projeto, bem como o recebimento das respostas e sugestões dos mesmos, após terem sido disponibilizados para a utilização por externos. Além disso, com o objetivo de divulgar o “Minha Escola Virtual” (plataforma de ensino e aprendizagem), foram feitas várias pesquisas e envios de e-mails para escolas públicas e coordenadorias de licenciatura em universidades, com o propósito de divulgar aos futuros professores, modos mais dinâmicos de dar aula. Após o envio das correspondências eletrônicas, o resultado levantado foi considerado insatisfatório. Mais de três mil e-mails foram enviados, e destes, 11% não existiam ou estavam incorretos, e só 5% retornaram que já utilizavam o Moodle. Com isso, pode-se perceber que a tática para convidar e cativar os docentes deveria ser outra. Também, foram analisados 50 inscritos dos cursos de Ensino a Distância (EaD) disponibilizados pela instituição. Com essa análise, foi notado que a predominância é de mulheres, a maioria professoras e com objetivo de fazer o curso para contribuir na sua formação acadêmica. A maior parte nunca sequer tinha contado com o EaD, porém, já conheciam a plataforma Moodle. Se o aluno\inscrito apresentasse alguma dúvida em relação a como acessar os cursos ou até mesmo criar uma conta para ter acesso aos materiais didáticos, foram produzidos manuais gratuitos para a plataforma, explicando os passos necessários. Foi concluído que, a ajuda oferecida pelas ferramentas desenvolvidas, bem como o auxílio prestado aos professores utilizadores de AVEAs, são cruciais para o desenvolvimento do ensino a distância, expandindo as possibilidades, e atingindo uma parcela ainda maior da população. No momento, estão sendo realizados cursos no Moodle envolvendo professores para EaD, bem como estão sendo testados e desenvolvidos novos plugins e ferramentas para o ambiente virtual.

 


Palavras-chave


Plugins; Cursos; Pesquisa; Suporte; Soluções

Texto completo: PDF