Portal de Eventos do IFRS, 5º Seminário de Extensão (SEMEX)

Tamanho da fonte: 
Espaços de Ciências: integrando práticas de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campus Caxias do Sul
Juliane Bresolin Leonardelli, Alexandra de Souza Fonseca

Última alteração: 06-03-2018

Resumo


Dados recentes, indicam que muitos estudantes possuem dificuldades em compreender conteúdos relacionados às ciências exatas. Muitas vezes, essas dificuldades são causadas pela dependência de conteúdos aprendidos anteriormente, e que, não foram adequadamente adquiridos e, pelos obstáculos enfrentados pelos educandos em contextualizar e reconhecer a importância das ciências no cotidiano. Devido a isso, o presente programa tem por objetivo reunir ações para estimular a prática e a reflexão científicas na vida escolar e social de estudantes de Ensino Fundamental, Médio e Médio Técnico, estimulando a construção e produção de pesquisas relacionadas à diferentes áreas de conhecimento. Nesse contexto, tem-se como finalidade incentivar projetos curriculares voltados para a educação científica e mudanças curriculares que incorporem abordagens práticas e problematizadoras das ciências. Procura-se também, compreender as razões que causam desinteresse dos jovens pelas ciências, para que, posteriormente, sejam criadas ações que possam reverter a situação. Através de atividades realizadas nas escolas públicas de rede básica de ensino do Bairro Fátima, em Caxias do Sul - RS, os estudantes obtiveram auxílio para a elaboração de seus projetos de pesquisa, utilizando-se a metodologia científica. Dentre as ações realizadas, foi criada uma plataforma online especificada para a área do Curso Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio, oferecido na Instituto Federal, Campus Caxias do Sul - RS, para que esta área da ciência possa ser divulgada para a comunidade, e, para que os próprios alunos possam explorar o campo das ciências. Por meio de um questionário, enviado por e-mail, aos alunos do 1º e 4º anos, é possível compreender as razões pelas quais os alunos ingressam no Curso Técnico em Química e por quais motivos optam por não continuar na área. A partir das respostas obtidas nos questionários, foi possível observar que grande parte dos estudantes ingressos no curso, optam pelo mesmo pois julgam ser a melhor opção dentre os três cursos ofertados pelo campus, ou, somente pelo ensino oferecido. Já em relação às ações realizadas, trabalhos científicos, que se destacaram na Feira de Ciências da E.M.E.F. Castelo Branco, foram inscritos para a VI Mostra IFTec. Com os resultados analisados, observa-se que são necessárias ações que possam contribuir para uma melhora no ensino das ciências e, através de atividades feitas ainda no ensino fundamental, é possível aumentar o interesse dos estudantes pela ciência, através da divulgação de ações como a Mostra IFTec e de ações que unam a Tecnologia, o Ensino e a Pesquisa.


Palavras-chave


Educação; Ensino; Ciência

Texto completo: PDF