Portal de Eventos do IFRS, 5º Seminário de Extensão (SEMEX)

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Grupo de consumidores agroecológicos de Rolante - RS
Patricia Mireli Nunes Silva, Adriana Regina Corrent, Jeferson Mateus Dariva

Última alteração: 06-03-2018

Resumo


O consumismo exagerado e as relações desrespeitosas no mundo do trabalho trazem sérias consequências para a sustentabilidade da vida no planeta. Refletir sobre o nosso consumo e buscar alternativas responsáveis é um dos maiores desafios para que possamos contribuir na construção de uma sociedade mais justa. O projeto de extensão criação do grupo de consumidores de produtos orgânicos de Rolante é uma ação socioambiental para a promoção da Agroecologia e produção orgânica de alimentos através da aproximação de agricultores e consumidores. O projeto iniciou em novembro de 2015, quando as cestas de verduras agroecológicas, produzidas por uma jovem agricultora começaram a ser comercializadas diretamente para os servidores do IFRS Campus Rolante. A Emater Rolante é parceira neste projeto indicando os agricultores e prestando a assistência técnica aos mesmos. Devido à qualidade dos produtos e a facilidade de aquisição, mais consumidores foram demandando as cestas. Cada consumidor integrante do grupo de consumidores através de uma rede social faz a previsão mensal de cestas e paga o valor das mesmas na primeira retirado do mês. Semanalmente as cestas são entregues na Casa da Colônia de Rolante e cada consumidor faz a retirada no local. A cesta é composta por cinco hortaliças da estação, sendo mais frequentes: alface, couve, brócolis, couve-flor, salsa, cebolinha, repolho, rabanete, beterraba, cenoura, chuchu e mandioca, sempre cultivados sem agrotóxicos. Atualmente o grupo possui cadastrados 70 consumidores. No ano de 2016 foram comercializadas diretamente 400 cestas e no período de janeiro à agosto de 2017 já foram comercializadas cerca de 500 cestas. Cada cesta é comercializada pelo valor de R$ 13,00. Os consumidores revelam-se satisfeitos com a forma de aquisição dos produtos, em função da qualidade e do preço. A agricultora sente-se satisfeita com o valor recebido e com a forma de comercialização, pois realiza uma única entrega semanal o que gera economia de tempo e combustível.


Palavras-chave


Circuitos curtos de consumo; Agroecologia; Produção orgânica

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