Portal de Eventos do IFRS, 5º Seminário de Extensão (SEMEX)

Tamanho da fonte: 
Metodologia Científica no Ensino Médio em Escolas do Litoral Norte Gaúcho
Pamela Kreche Viegas, Claudius Jardel Soares, Flávia Santos Twardowski

Última alteração: 06-03-2018

Resumo


A iniciação científica durante o período escolar é considerada uma atividade de suma importância para a formação de jovens pesquisadores, uma vez que fornece ao estudante a oportunidade de ter o primeiro contato com a prática da pesquisa e a possibilidade de vivenciar a aplicação de diversos conceitos vistos em sala de aula. Devido a isso, esta pode ser considerada uma das mais ricas experiências que um estudante pode ter pois o mesmo poderá complementar sua formação, aprimorar seu conhecimento e se preparar melhor para a vida profissional e acadêmica. Diante disso, esse projeto tem como objetivo proporcionar ferramentas aos estudantes do ensino médio para que os mesmos construam seu plano de pesquisa em diferentes áreas do conhecimento através de metodologia científica. O projeto conta com 52 estudantes do ensino médio do litoral norte gaúcho, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul e de escolas da região. A Metodologia utilizada neste projeto é composta por encontros semanais teórico-práticos com duração de uma hora, também por palestras e saídas de campo. Até o presente momento foi criado um espaço de troca de saberes entre estudantes e professores através de aulas práticas e expositivas acerca da construção do referencial teórico de um trabalho cientifico. Os resultados vêm se mostrando promissores, uma vez que os estudantes estão se motivando e instigando a tornarem-se protagonistas de suas próprias pesquisas, apropriando-se das vivências e conhecimentos compartilhados. A pesquisa no ensino médio é um elemento fundamental de construção do conhecimento. É através dela que os estudantes podem aguçar sua curiosidade e poder vislumbrar a possibilidade de descobrir diferentes aspectos sobre um determinado assunto, compreendendo-os. Dessa forma, considera-se esse projeto como um meio propulsor para instigar os estudantes do ensino médio a desenvolverem projetos de pesquisa após verem como é possível elaborar um plano pesquisa para colocá-lo em prática.


Palavras-chave


Metodologia científica; Pesquisa; Projeto

Texto completo: PDF