Tamanho da fonte:
Minicursos de Matemática: práticas pedagógicas em articulação com a rede pública de ensino de Canoas
Última alteração: 06-03-2018
Resumo
O Projeto de Minicursos Ensinar e Aprender Matemática: parceria IFRS-escola surge em 2017como ampliação de uma proposta desenvolvida desde 2015 no Campus Canoas. Desde seuinício, oportuniza aos licenciandos do curso de Matemática o contato com a docência antesde suas disciplinas de estágio. Como contrapartida, oferece aos estudantes dos níveis básicosde ensino (anos finais do ensino fundamental e ensino médio), aulas de apoio e resgate deconhecimentos matemáticos. Os minicursos são realizados por grupos de licenciandos soborientação de pelo menos um professor da área e contemplam a utilização de diversasestratégias de ensino, diversificando os recursos pedagógicos utilizados (jogos, softwares,etc.). Até 2016, os minicursos ocorreram no próprio campus e com os alunos do Ensino MédioIntegrado. Nesta edição, de modo a contemplar um dos objetivos de criação dos InstitutosFederais, pensou-se na expansão dos minicursos levando essas ações para as escolas darede pública de ensino atendendo demandas da comunidade externa. Até o presentemomento o projeto realizou seis minicursos em uma escola parceira e alguns dessesvinculados à carga horária de prática como componente curricular de disciplinas dalicenciatura. Essa maneira de trabalhar as práticas pedagógicas inseridas no bojo doscomponentes curriculares do curso dentro das escolas parceiras do projeto é também umapossibilidade inicial de curricularização da extensão como prevê o Plano Nacional deEducação (PNE). O Projeto de Minicursos como um todo, tem aberto um leque deoportunidades para que os licenciandos possam vivenciar práticas pedagógicas em diferentescontextos escolares colaborando com a sua preparação para o exercício futuro da docência,promovendo, também, a aproximação entre os professores das escolas da rede básica domunicípio e os licenciandos e docentes do Campus Canoas, indo ao encontro do estabelecidonas atuais diretrizes curriculares para os cursos de formação de professores, publicadas em2015 pelo Conselho Nacional de Educação. A partir dessas ações e outras vinculadas àspráticas pedagógicas realizadas até o presente momento, pretende-se desenvolver umapesquisa tendo como foco o envolvimento dos licenciandos nas mesmas e a constituição desua identidade como docente.
Palavras-chave
Práticas Pedagógicas; Parceria IFRS-escola; Ensino e Aprendizagem; Matemática
Texto completo:
PDF