Portal de Eventos do IFRS, 5º Seminário de Extensão (SEMEX)

Tamanho da fonte: 
Empresa júnior de eventos culturais: Eventando
Vanessa Teixeira da Rosa, Cintia Lisiane da Silva Renz

Última alteração: 02-03-2018

Resumo


O presente trabalho tem por propósito apresentar as vivências dos estudantes do segundoano, dos cursos técnicos em administração e informática do ensino médio integrado do IFRS- Campus Osório, na elaboração e gestão de uma empresa que promove eventos culturais. Oprojeto oportuniza aos alunos a experiência na condução de situações reais presentes dentrodo cotidiano de uma empresa, aproximando os estudantes de conhecimentos práticosfundamentados nos princípios teóricos trabalhados em aula. Objetiva ainda, fomentar ocontato direto com o universo cultural diante de seus inúmeros segmentos, como: artesvisuais, música, teatro entre outros. A empresa júnior acontece durante o segundo semestree realiza reuniões semanais. A operacionalização da empresa começou com a capitalizaçãoda organização, através da venda de ações, planejamento financeiro, propostas de eventosa serem realizados, criação do estatuto e escolha do nome da organização por meio de umbrainstorming. O nome da empresa ficou definido como Eventando. Na gestão da empresaforam eleitos o presidente, os diretores, os gerentes por setores - marketing, financeiro,recursos humanos e produção. O primeiro evento realizado foi um Leilão de Artes, conduzidopor um profissional da área. Foram negociadas 12 obras de artes, criadas por 9 artistasrenomados do Rio Grande do Sul. O evento foi considerado ousado para região, uma vez quea comunidade não está habituada a esse tipo de evento. A empresa comercializou todas asobras e faturou acima do esperado. A preparação e execução do evento evidenciou, mesmoque parcialmente, que os resultados do projeto estão sendo atingidos, e que os alunos,efetivamente, vivenciaram rotinas empresariais existentes na empresa. Os alunos relatam queestá sendo desafiador, cativante e inovador conduzir uma organização, acreditam que estaprática, proverá grandes realizações e conquistas, para seu futuro. A empresa prevê em seuplanejamento o desenvolvimento de outros eventos culturais que aproximem a comunidadeinterna e externa do meio da arte e da cultura autoral da nossa região.

Palavras-chave


Empresa; Eventos Culturais; Cultura

Texto completo: PDF