Última alteração: 02-03-2018
Resumo
A educação ambiental (EA) ainda é tema pouco explorado na formação de professores.Identificou-se a necessidade de formação continuada para com os professores dos municípiosintegrantes do projeto, pois através de diálogos com a gestão educacional destes municípios,percebeu-se ainda sensível as questões metodológicas para o trabalho de EA. Objetiva-secom esta ação auxiliar e complementar, através do aperfeiçoamento, a formação de docentesda costa doce do RS, que abrange os municípios de Mostardas, Capivari do Sul e Palmaresdo Sul. A abordagem tem cunho teórico-prático, com vistas a utilização de ações lúdicas queintegram conceitos e práticas à EA e componentes curriculares convencionais do ensinofundamental e por vezes da educação infantil. Contemplando 30 docentes das redesmunicipal e estadual, das diversas áreas do conhecimento e com atuação na educaçãoinfantil, anos iniciais e finais do ensino fundamental e ensino médio. Os encontros ocorrem acada 21 dias com as datas já pré-estipuladas e acordadas entre a coordenação do projeto egestão das redes de ensino, têm duração de 4 horas, disponibilizando ainda materiais eatividades como leituras e práticas de EA em suas escolas, onde desenvolvem metodologiasdiscutidas nos encontros. Para cada tópico trabalha-se a importância e relevância de talprática com os alunos, buscando sinalizar possibilidades de atividades lúdicas,preferencialmente em espaços externos aos muros da escola, primando pelo incentivo àcriatividade do professor, possibilitando a experiência de pertencimento à educaçãoambiental. Entende-se assim a relevância de se utilizar os espaços além da escola, acomunidade e métodos que envolvem muito mais que apenas conteúdos teóricos. Diante dasações já realizadas, identifica-se que o auxílio aos professores tem contribuído com uma novaabordagem do ensino de EA e que este ensino tem ocorrido em diferentes situações,conteúdos e não em disciplinas compartimentalizadas e fragmentado. Ainda, pelos relatos emateriais apresentados podemos perceber que tanto no ensino fundamental quanto no médioé possível construir e desenvolver pesquisas de forma simples e utilizando os recursos que oambiente oferece.