Portal de Eventos do IFRS, 5º Seminário de Extensão (SEMEX)

Tamanho da fonte: 
A aprendizagem autônoma de um coletivo de Sociologia
Gabriel Broxete Guimarães, Carolina Viola Dias de Araujo, Graziele Ramos Schweig

Última alteração: 02-03-2018

Resumo


O Coletivo Autônomo de Sociologia (CAS) é um projeto de extensão criado em abril de 2016,por demanda dos estudantes do ensino médio do Campus Restinga, com o objetivo de ampliaro tempo de debate sobre temas que abrangem a área das Ciências Humanas. Desde então,o grupo acabou oportunizando um importante espaço de socialização de alunos de cursosdiferentes, servidores e comunidade externa, trabalhando na construção da autonomia, dopensamento crítico e do protagonismo. A metodologia de trabalho foi construídacoletivamente, sendo cada encontro semanal organizado por um membro diferente do grupo,o qual escolhe o tema que será discutido e o local onde o mesmo acontecerá, podendo trazertextos, recursos audiovisuais e atividades práticas para a condução do debate. Entre abril de2016 e setembro de 2017, foram realizados mais de cinquenta encontros temáticos. No anode seu primeiro aniversário, o coletivo continuou sempre unido e com os seus mesmosconceitos e formatos de aprendizagem, recebendo novos integrantes com suas novas ideias,mantendo-se um espaço onde cada um expressa sua opinião de uma forma singela, sabendoque vai ser respeitado por todos. Em 2017, o CAS manteve sua metodologia básica e tevealgumas mudanças como a realização de mais encontros com dinâmicas elaboradas epropostas pelos participantes, além de uma presença maior de convidados externos. Foiestabelecida uma parceria com o Instituto Pichon-Revière a partir da ida de estudantes pararealizar uma oficina na instituição, bem como a vinda dos integrantes do Instituto ao CampusRestinga – ambas as atividades proporcionaram uma intensa troca de conhecimentos. Nesteano o projeto conta com a ajuda de dois bolsistas que são encarregados de tarefasconstantes, como continuar e atualizar a página do Facebook, fazer tabelas com as chamadassemanais, e para ajudar na divulgação do coletivo, foi desenvolvido um blog onde qualquerpessoa pode ter acesso. O blog CAS foi criado com o intuito de divulgar o projeto a outraspessoas, a fim de expandir o coletivo e talvez em um futuro, tornar isso um modelo para todaou qualquer escola, para assim mostrar o quão importante são as Ciências Sociais para todasas gerações. Além disso, foi confeccionado um mural no campus para divulgação e expressãode ideias. Também estamos desenvolvendo novas atividades como CineCAS que consiste naexibição de curtas e debates que englobam temas diversos da sociedade, e também docontato com escolas da comunidade.


Palavras-chave


Protagonismo estudantil; Autonomia; Ciências humanas; Coletivo

Texto completo: PDF