Portal de Eventos do IFRS, 5º Seminário de Extensão (SEMEX)

Tamanho da fonte: 
Relato das ações desenvolvidas em prol da VII Semana Acadêmica do Curso de Licenciatura em Matemática do IFRS, Campus Caxias do Sul
Daniela Pelissari, Natã Molina da Fontoura, Greice da Silva Lorenzzetti Andreis

Última alteração: 01-03-2018

Resumo


O projeto de extensão “VII Semana Acadêmica do Curso de Licenciatura em Matemática” doIFRS, Campus Caxias do Sul, tem por objetivo oportunizar momentos de reflexão sobre aprática docente na área de Matemática. A primeira etapa do projeto consiste em envolver osestudantes do Curso de Licenciatura em Matemática do campus com questões ligadas aoensino de Matemática através da elaboração e execução de oficinas para o ensino deMatemática. A segunda etapa consiste na organização e execução do evento “VII SemanaAcadêmica do Curso de Licenciatura em Matemática”. O evento tem por objetivo integrar osestudantes do campus com outros estudantes de cursos de Licenciatura em Matemática daregião, bem como com professores de Matemática, tendo por fim a partilha de experiências.Neste relato será tratado da segunda etapa do projeto. A primeira atividade realizada foi acriação de e-mail para divulgação do evento para a comunidade interna e externa. Emseguida, os estudantes que constituem a Comissão Organizadora iniciaram a elaboração deum folder para divulgar o “I Concurso de Arte do Campus Caxias do Sul para a VII SemanaAcadêmica do Curso de Licenciatura em Matemática”. O concurso foi aberto para acomunidade interna, e foram recebidos dois layouts artísticos, um de estudante do EnsinoMédio e um de estudante da Graduação. Procedeu-se, então, com uma votação aberta àcomunidade interna, a fim de eleger a arte a ser utilizada no evento. Houve um total de 140votos e a arte vencedora obteve 56,4% dos votos. Esta ação proporcionou um envolvimentode todos os servidores e estudantes do campus com a Semana Acadêmica, o que até entãonão havia sido feito. Na sequência, foi elaborado um formulário para submissão de trabalhosnas modalidades comunicação científica e minicurso, aberto à comunidade interna e externa.Ao todo foram 10 submissões provenientes de estudantes da Licenciatura em Matemática docampus e de membros externos à Instituição. Com a finalidade de ranquear os trabalhos paramontagem da programação do evento, elaborou-se um formulário de avaliação e os trabalhosforam encaminhados para avaliação ad hoc. Ainda, pretende-se auxiliar na execução doevento, e levar para o mesmo um relato de experiência tratando da primeira etapa do projeto,que consiste na aplicação de oficinas de reforço em Matemática utilizando material concretoem duas escolas das proximidades do campus, contribuindo com as discussões a seremrealizadas acerca do ensino de Matemática.

Palavras-chave


Semana Acadêmica; Licenciatura em Matemática; Oficinas de Matemática

Texto completo: PDF