Portal de Eventos do IFRS, 5º Seminário de Extensão (SEMEX)

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Ceramicando na escola 2017
José Angelo Rucker Pires, João Paulo Ludvig Vogel, Paulo Leandro Schafer Henz, Viviane Diehl

Última alteração: 01-03-2018

Resumo


O projeto de extensão traz à tona os modos de ver e pensar a cerâmica e sua potencialidadeeducativa, numa proposta para o desenvolvimento de ações compartilhadas com as escolasda região do Rio Caí, RS, Brasil, atendidas no ano de 2016, e que requerem a continuidade.O interesse reverbera em proporcionar aos educandos uma aproximação com a cerâmica, demodo a viabilizar na prática, a realização de todo o processo técnico cerâmico no próprioespaço das escolas. A modelagem, a secagem, o preparo da peça para a queima e arealização desta, inspiram experimentações em métodos alternativos. A abordagemeducacional referente à inclusão das relações étnico-raciais africana e indígena, que têmexpressiva produção cerâmica, constituem um campo aberto para abarcar conteúdos dahistória e da arte, especialmente no que tange a implementação da Lei Nº 11.645/2008, quetorna obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena. Nas culturasancestrais brasileiras temos a produção da cerâmica que se mantém presente em algunspovos do território, representando aspectos da vida cotidiana. Comumente, apresentamrepresentações de animais, grafismos geométricos nas superfícies das peças, que podem serurnas funerárias, figuras escultóricas e objetos utilitários de uso cotidiano, como potes ecumbucas que auxiliam no armazenamento de alimentos e outros produtos. Os povos detradição guarani compõem um dos principais grupos do Brasil, que se expandiram para o RioGrande do Sul, cuja ocupação está registrada a partir dos achados de cerâmica e outrosfragmentos arqueológicos. Desse modo, o projeto tem por objetivo dar continuidade aodesenvolvimento ações extensionistas que promovam a visibilidade da cerâmicacontextualizando abordagens curriculares da educação para as relações étnico-raciais, comos alunos da educação básica, por meio de ações que proporcionem experiências no campoda cerâmica e sua aplicação no espaço das escolas, ampliando o conhecimento sobre aformação intercultural do povo brasileiro. A metodologia da proposição estético-pedagógicase desenvolve nas oficinas de modelagem e queima em fornos alternativos, palestras,exposições, e experimentações, no IFRS - Campus Feliz e no espaço das escolas, com aparticipação de estudantes bolsistas. No projeto em andamento já foram realizadas oficinasque ainda acontecem até novembro, conforme as demandas recebidas. A cultura cerâmica esua potencialidade educativa oportuniza uma experiência perceptiva singular e sensível aosparticipantes, viabiliza a produção cerâmica no espaço das escolas e contribui para oreconhecimento da responsabilidade social e da interculturalidade que constitui o povobrasileiro.


Palavras-chave


Relações étnico-raciais; Cultura cerâmica na escola; Proposição estético-pedagógica e educação básica

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