Portal de Eventos do IFRS, 5º Seminário de Extensão (SEMEX)

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Intercâmbio Cultural: Brasil e Senegal
Lisliê de Mello Vianna, Priscila de Pinho Valente

Última alteração: 08-02-2018

Resumo


O presente trabalho pretende colaborar para a inserção dos imigrantes senegaleses na comunidade local. O número de imigrantes senegaleses no Rio Grande do Sul vem aumentando nos últimos cinco anos e, atualmente, na cidade de Rio Grande, temos em torno de 120 senegaleses que vieram em busca de trabalho e melhores condições de vida. No entanto, ao entrarem no país, os estrangeiros se depararam com algumas dificuldades tais como a barreira linguística e as diferenças socioculturais. Assim, a proposta do projeto "Intercâmbio Cultural: Brasil e Senegal" visa inserir os imigrantes na comunidade local e possibilitar o exercício da cidadania. O objetivo do projeto é auxiliar a comunidade de senegaleses a superar estas dificuldades, buscando além da integração dos imigrantes com a comunidade acadêmica do Campus Rio Grande, a valorização da cultura e dos costumes estrangeiros e nacionais por meio de trocas de experiências culturais e sociais. O projeto se desenvolve através de atividades que envolvem temas como: cultura, legislação, relações sociais, além de aulas de Português e outros assuntos de interesses gerais. As aulas de Português são fruto de uma parceria com a Prefeitura Municipal de Rio Grande e se realizam semanalmente nas instalações do Campus Rio Grande, já as demais atividades são desenvolvidas por servidores do campus. Inicialmente houve dificuldade de comunicação, mas logo foi superada com o auxílio dos demais imigrantes que estão a mais tempo no país. Já é possível ver resultados positivos nas aulas de português, uma vez que estão mais seguros, conseguem se expressar melhor na língua portuguesa tanto oralmente como na escrita, e muitos senegaleses se inscreveram no Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos (ENCCEJA). A cada encontro e atividade proposta, nota-se a evolução do grupo, o interesse e a vontade de se integrar com a comunidade local, o que, sem dúvida, torna o processo de aprendizagem muito mais fácil e gratificante para as partes envolvidas.



Palavras-chave


Idioma; Imigrantes; Cidadania.

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