Portal de Eventos do IFRS, 5º Seminário de Extensão (SEMEX)

Tamanho da fonte: 
Elas
Leonardo Breda, Agnes Schmeling

Última alteração: 08-02-2018

Resumo


Sob a direção musical de Bruno Acosta e a coordenação de Agnes Schmeling, o espetáculo Elas é desenvolvido no projeto de extensão intitulado Oficinas de Instrumentos Musicais e Grupo Instrumental que tem como objetivos valorizar a música no cotidiano dos alunos como importante elemento sociocultural e elaborar um espetáculo musical e oferecer apresentações artístico musicais para a comunidade em geral. O espetáculo deseja que a arte seja um instrumento transformador e conscientizador para com essa causa. O presente projeto se justifica pelo desejo dos participantes em atuar em um musical e almeja promover uma reflexão sobre a equidade de gênero. O espetáculo é formado por alunos do Ensino Médio Integrado e Superior do IFRS - Campus Osório que trazem sua bagagem artístico musical e contribuem para a construção do mesmo. Em 2017, após discussões e votações, surgiu a temática com relação à luta e representatividade feminina no meio artístico cultural, com base nessa ideia é desenvolvido o referido espetáculo. A construção dos arranjos é feita pelo diretor musical juntamente com os bolsistas. Dentre as canções estão: Man I Feel Like a Woman, de Shania Twain, Ó Abre Alas de Chiquinha Gonzaga, Malandragem na versão de Cassia Eller, La Vie En Rose na versão de Edith Piaf, Como nossos pais na versão de Elis Regina, Mulher da Vila Matilde, de Elza Soares, Geni e o Zepelim, de Chico Buarque, Maria Maria na versão de Elis Regina, Pagu na versão de Rita Lee e Zélia Duncan. Os ensaios ocorrem semanalmente, às terças-feiras, das 12h às 13h30 e visam discutir o repertório, ensaiar as músicas, estudar a temática do espetáculo entre outras atividades. Além dos ensaios gerais, ocorrem também encontros dos coordenadores de naipes que prepararam as músicas do repertório antecipadamente, a fim de auxiliar nos ensaios do grande grupo e agilizar o processo de criação do espetáculo. Como resultados temos o amadurecimento musical dos participantes, o convite para apresentarmos em Florianópolis, Paraíba e Rio Grande do Norte, além dos campi do IFRS e do IFSUL e também o feedback do público que foi extremamente positivo em relação a postura de estudantes tão jovens contendo no repertório relíquias da música brasileira e estrangeira de grande impacto social. Este projeto contempla o tripé extensão-ensino-pesquisa uma vez que complementa a formação musical dos participantes, é direcionado para a comunidade externa e exige pesquisa sobre a temática e o repertório.

 


Palavras-chave


Música; IFRS; Grupo Instrumental; Extensão; Educação Musical

Texto completo: PDF