Portal de Eventos do IFRS, 5º Seminário de Extensão (SEMEX)

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EduMat: tecendo ações na escola
Luís Felipe Pereira Blauth, Sabrina Arsego Miotto

Última alteração: 08-02-2018

Resumo


O projeto de extensão EduMat: tecendo ações na escola tem o objetivo de auxiliar estudantes matriculados nas escolas parceiras do projeto nas suas dificuldades na disciplina de matemática, procurando desmistificar a visão negativa que alguns estudantes apresentam da mesma. Além disso, o projeto procura inserir os acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática, ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Caxias do Sul nos espaços de ensino, oportunizando ao licenciando vivências no ambiente escolar durante a sua formação inicial. Atualmente, o projeto atua em três escolas, localizadas em comunidades com vulnerabilidade social e econômica, sendo em duas com turmas de nonos anos do Ensino Fundamental e uma com alunos do sétimo e oitavo anos, também do Ensino Fundamental.  Os encontros são semanais com duração entre uma e duas horas, de acordo com a disponibilidade de cada escola, no contra turno às atividades regulares. O projeto conta com dois bolsistas e um estudante voluntário. Esses alunos constroem os planos de aula, juntamente com a coordenação do projeto, contemplando os conteúdos previamente indicados pelas coordenações pedagógicas de cada escola, procurando fazer uso das tecnologias digitais e materiais pedagógicos como jogos, buscando despertar o interesse dos estudantes pelo conteúdo durante a sua aplicação. Principalmente nas turmas de nonos anos, são abordadas também questões dos processos seletivos anteriores do IFRS, pois muitos deles têm interesse de cursar o Ensino Médio na instituição. Atualmente são atendidos mais de 40 alunos pelo projeto. As experiências adquiridas através do projeto trazem resultados muito positivos para a formação dos acadêmicos que no futuro atuarão como professores de matemática. Se observadas as oportunidades de interação com os estudantes de nível básico e as vivências passadas em sala de aula é possível ressaltar as contribuições que o projeto traz para a formação inicial do licenciando. Além disso, as atividades desenvolvidas nos encontros podem ser consideradas experimentais, visto que futuramente os conteúdos trabalhados no projeto serão também desenvolvidos em sala de aula.

 


Palavras-chave


Aprendizagem; Matemática; Dificuldade.

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