Última alteração: 08-02-2018
Resumo
O projeto de extensão EduMat: tecendo ações na escola tem o objetivo de auxiliar estudantes matriculados nas escolas parceiras do projeto nas suas dificuldades na disciplina de matemática, procurando desmistificar a visão negativa que alguns estudantes apresentam da mesma. Além disso, o projeto procura inserir os acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática, ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Caxias do Sul nos espaços de ensino, oportunizando ao licenciando vivências no ambiente escolar durante a sua formação inicial. Atualmente, o projeto atua em três escolas, localizadas em comunidades com vulnerabilidade social e econômica, sendo em duas com turmas de nonos anos do Ensino Fundamental e uma com alunos do sétimo e oitavo anos, também do Ensino Fundamental. Os encontros são semanais com duração entre uma e duas horas, de acordo com a disponibilidade de cada escola, no contra turno às atividades regulares. O projeto conta com dois bolsistas e um estudante voluntário. Esses alunos constroem os planos de aula, juntamente com a coordenação do projeto, contemplando os conteúdos previamente indicados pelas coordenações pedagógicas de cada escola, procurando fazer uso das tecnologias digitais e materiais pedagógicos como jogos, buscando despertar o interesse dos estudantes pelo conteúdo durante a sua aplicação. Principalmente nas turmas de nonos anos, são abordadas também questões dos processos seletivos anteriores do IFRS, pois muitos deles têm interesse de cursar o Ensino Médio na instituição. Atualmente são atendidos mais de 40 alunos pelo projeto. As experiências adquiridas através do projeto trazem resultados muito positivos para a formação dos acadêmicos que no futuro atuarão como professores de matemática. Se observadas as oportunidades de interação com os estudantes de nível básico e as vivências passadas em sala de aula é possível ressaltar as contribuições que o projeto traz para a formação inicial do licenciando. Além disso, as atividades desenvolvidas nos encontros podem ser consideradas experimentais, visto que futuramente os conteúdos trabalhados no projeto serão também desenvolvidos em sala de aula.