Portal de Eventos do IFRS, 5º Seminário de Extensão (SEMEX)

Tamanho da fonte: 
Do campus para a comunidade: projeto ComunicAção como ferramenta de desenvolvimento institucional
Mariéli Ester Lapinski, Bruno Serra Acosta, Gabriela Silva Morél de Oliveira

Última alteração: 08-02-2018

Resumo


Falar de comunicação pode parecer bem simples para a maioria das pessoas, muitos acreditam que ela se resume em manter as pessoas informadas, afinal informação é um sinônimo de comunicação, mas é muito mais que isso. A comunicação é um processo que visa transformar, fazer com que a informação faça sentido para o receptor, o faça encarar a vida com um novo olhar e traga novos conhecimentos. O projeto 'ComunicaAção: do campus para a comunidade' que teve início do ano de 2016, visa levar para além dos muros da instituição os conhecimentos produzidos dentro do IFRS - Campus Osório pelas áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão, bem como as ações realizadas pelos diversos setores e núcleos, além de proporcionar novos conhecimentos e experiências aos alunos da instituição. Mais do que apenas tornar público, o objetivo é criar e solidificar novos canais de divulgação, que se mostram mais atrativos e de fácil acesso pela população em geral. Para isso, o projeto é composto por uma equipe, envolvendo técnicos e bolsistas que produzem diferentes programas de áudio e vídeo os quais trazem assuntos variados, desde acontecimentos e informações sobre atividades realizadas no campus, até curiosidades e dicas de entretenimento relacionados ao cinema e literatura como os programas “De olho na tela” e “Marca página” e que além disso, assim como o programa “Campus Osório Noticias” são apresentados por bolsistas, alunas da instituição, o que reforça a representatividade feminina no meio comunicativo e jornalístico e ainda mais, a identificação da comunidade interna frente à instituição ao mesmo passo em que cumprem o seu papel perante o público externo. Esses programas contam com tradução em libras e são divulgados em diferentes meios de comunicação, o que facilita o acesso ao público, assim, tem contribuído para o aumento da visibilidade do Campus Osório e, consequentemente, reforçado de forma positiva a imagem da instituição. Na prática, o projeto tende a dissipar conhecimento e gerar retorno, o que tem se concretizado no aumento do número de alunos regulares em atividades de ensino, da presença de público nas atividades de extensão, assim como, em parcerias para pesquisas e ações administrativas. É possível considerar o projeto 'ComunicAção: do campus para a comunidade' como uma ferramenta estratégica, que contribui para a valorização do tripé: Extensão-Ensino-Pesquisa dentro da instituição e para que sejam cumpridos os objetivos institucionais do Campus Osório, de formação acadêmica, cultural e humana em meio a comunidade em que está inserido.

 


Palavras-chave


Comunicação; Informação; Ferramenta estratégica; Visibilidade.

Texto completo: PDF