Última alteração: 06-02-2018
Resumo
O projeto de extensão Ciclo de cinema, cultura e educação para a diversidade propõem a exibição de quatro ciclos de cinema em torno de temáticas que se relacionam com as discussões do Núcleo de Ações Afirmativas (NAAf) do Campus Viamão do IFRS. Com os ciclos de cinema pretende-se proporcionar um espaço de interação cultural entre estudantes do campus e comunidade externa, com intuito de discutir a necessidade de construção de uma sociedade que respeite as diversidades e que seja ambientalmente e socialmente mais justa. A exibição dos filmes é atividade pedagógica e também artístico-cultural aberta à comunidade, ao mesmo tempo em que se educa para a diversidade, através dos temas dos filmes e das discussões propostas a partir dos mesmos. Parte-se do pressuposto de que a inclusão do cinema e vídeo nas atividades de ensino e extensão possibilita a ampliação da visão de mundo dos participantes, além de instigar a problematização dos hábitos e estereótipos cultuados pela sociedade. As Diretrizes Curriculares Nacionais orientam a instituição de ensino para a ampliação dos espaços e tempos educativos que considerem a inclusão, a valorização das diferenças e o atendimento à pluralidade e à diversidade cultural, o resgate e o respeito dos direitos humanos, individuais e coletivos e as diversas manifestações comunitárias. Nesse sentido, elas ratificam o papel socioeducativo, artístico, cultural e ambiental da escola. Assim, entende-se que o desenvolvimento do projeto constitui-se em uma ação tanto proativa quanto preventiva, pois visa promover espaços de escuta, diálogo e debate a partir de diversas questões sociais presentes nas cenas fílmicas. Nessa perspectiva, compreende-se a arte cinematográfica como um instrumento pedagógico, tendo em vista a validade da sua linguagem audiovisual. A seleção dos filmes e das temáticas abordadas no ciclo parte de discussões entre servidores e estudantes envolvidos no projeto, buscando privilegiar os temas transversais propostos pelo NAAf. Após a definição do cronograma, é organizada a ampla divulgação dos ciclos junto à comunidade acadêmica e externa. Todos os filmes exibidos contam com um comentador(a) convidado. Espera-se com a realização do projeto um maior envolvimento da comunidade acadêmica e externa, com as questões da inclusão e respeito às diversidades. Destaca-se ainda a importância do diálogo a ser promovido após a exibição dos filmes, com o intuito de desenvolver o senso crítico, olhar sensível para as questões sociais, instigando o posicionamento perante os fatos observados e/ou vivenciados.