Portal de Eventos do IFRS, 5º Seminário de Extensão (SEMEX)

Tamanho da fonte: 
IFCine: Revisitando práticas pedagógicas a partir do cinema
Bárbara Mattos Silva, Evelin Pinto Luz, Helen Rodrigues Cardoso

Última alteração: 06-02-2018

Resumo


O Programa de Extensão Formação Continuada de Professores: (Re)Visitando os Processos de Ensinagens tem como objetivo estruturar e fortalecer no Campus Restinga (IFRS) um programa de formação continuada para docentes de anos finais e ensino médio, realizado pela Equipe Ciranda de Ensinagens. Trata-se de oportunizar aos professores, principalmente da educação básica, um espaço de reflexão, troca de experiências, discussão, planejamento e qualificação da prática pedagógica. Compõem-se de cinco ações diferenciadas, integradas e complementares. Uma delas é o projeto IFCINE – Revisitando Práticas Pedagógicas a partir do Cinema. Este projeto tem o intuito de abordar diferentes aspectos do processo pedagógico, das relações de ensino e aprendizagem – ensinagens, a partir da apreciação de obras cinematográficas e debates com professores convidados especializados no assunto a ser debatido. Nesta oportunidade, os professores participantes são estimulados a compartilhar suas estratégias de ensino e a revisitar suas práticas pedagógicas, trocando experiências. Os encontros são quinzenais, de forma a constituir um espaço de formação continuada, essencial para que os professores – desafiados pela realidade atual – possam integrar o conhecimento escolar e os conhecimentos que os estudantes trazem consigo. Com a duração média de três horas, a equipe organizadora propõe a exibição de uma obra cinematográfica, selecionada de acordo com as diferentes temáticas pedagógicas que se deseja abranger. Após a exibição do filme, segue-se um debate com os convidados. Ao final de cada encontro, os participantes são convidados a preencher um questionário em que a obra cinematográfica assistida, o debate gerado, bem como os mediadores convidados são avaliados. Os encontros seguintes são preparados levando-se em conta as informações recebidas. Os resultados desta ação de extensão estão sendo percebidos a cada encontro, em que os participantes demonstram a valorização do espaço de troca de experiências, reflexão e de estudo dos fundamentos pedagógicos. Aceitar revisitar a sua prática, refletir sobre a ação pedagógica e buscar sua identidade docente revitaliza o professor como profissional, valoriza o trabalho pedagógico e reafirma o espaço da escola como de conhecimento.

 


Palavras-chave


Aprendizagem; Metodologias; Ensino; Docentes; Cinema

Texto completo: PDF