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E-Lixo: ações de descarte, reutilização e educação ambiental
Última alteração: 26-01-2018
Resumo
Com o passar dos anos a tecnologia vem evoluindo consideravelmente, e com isso aaquisição de equipamentos eletroeletrônicos vem sendo mais frequente. Este consumismo,aliado a obsolescência programada, que impõe ao consumidor um curto tempo de uso doproduto, são fatores que contribuem expressivamente para o aumento desenfreado do lixoeletrônico no mundo. Se descartados de modo inadequado, estes resíduos podem causardanos aos seres humanos e ao meio ambiente. Com base nesta problemática, foi criado umprojeto de extensão, cujo objetivo é conscientizar a comunidade local sobre o problema do elixoe, orientar as pessoas para o adequado descarte dos materiais eletroeletrônicos. Dentreas ações desenvolvidas pelo projeto consta a aplicação de jogos educativos, confecção demeta arte com materiais descartados, exposições e mutirões de descarte. Nos mutirões,realizados anualmente, em parceria com a Prefeitura de Sertão, arrecada-se materiaiseletroeletrônicos obsoletos, sem uso ou danificados. Dos materiais arrecadados, boa parte éencaminhada à empresa Recycle de Passo Fundo, outra parceira do projeto, que seresponsabiliza pela adequada destinação ambiental dos equipamentos. Até o momento foramarrecadados pelo projeto cerca de treze toneladas, sendo parte deste montante composto porequipamentos ainda operantes e outros de longa data de fabricação. Os que ainda funcionamsão doados para pessoas que buscam alternativas para dispor de equipamentos, e nãopodem ou não querem comprar um novo. Os itens antigos e que tiveram papel relevante nalinha do tempo, foram utilizados para compor o E-Museu, um museu itinerante que mostra eensina a história e evolução da computação e dos eletrônicos aos estudantes e interessadosno assunto. Com aproximadamente sessenta itens, cada um, acompanhado de uma fichadescritiva, vem sendo exposto a crianças e adolescentes do ensino fundamental ao superior,bem como para professores e pessoas da comunidade. Criou-se também cinco jogos, umdeles está sendo desenvolvido no formato digital, que abordam o tema da educaçãoambiental, com ênfase nos problemas do e-lixo. Estes levam os jogadores a um envolvimentodinâmico, que permite um ambiente menos formal para ação pedagógica, proporcionando ummomento descontraído para o aprendizado. Com oficinas de arte com sucata eletrônica,demonstra-se possibilidades de reutilização dos resíduos descartados. Conclui-se que aparticipação da comunidade tem sido bastante efetiva, alçando um público de 1.130 pessoasem 2016/2017. A partir de dados levantados no projeto, pode-se perceber em Sertão-RS,uma comunidade mais consciente e preocupada com o meio ambiente.
Palavras-chave
Lixo eletrônico; Educação ambiental; Jogos Educativos; Reutilização; Mutirão
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