Portal de Eventos do IFRS, 5º Seminário de Extensão (SEMEX)

Tamanho da fonte: 
Apoio à aprendizagem de matemática
Stéfanie Sander do Carmo Boni, Sabrina Arsego Miotto

Última alteração: 25-01-2018

Resumo


O projeto de extensão Apoio à aprendizagem de Matemática iniciou suas atividades em 2015,com o objetivo de auxiliar no esclarecimento de dúvidas e/ou dificuldades em conceitosmatemáticos de alunos matriculados no Ensino Fundamental séries finais ou no Ensino Médio,por meio de atendimentos individualizados. O projeto foi criado tendo em vista que cadaestudante precisa de um tempo distinto para aprendizagem e muitas vezes, em sala de aula,ele não dispõe desse tempo e nem de uma atenção individual do professor, por isso aimportância do projeto, uma vez que cria mais um espaço de aprendizagem para esseestudante. Além disso, como os atendimentos são realizados por estudantes do curso deLicenciatura em Matemática, ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência eTecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Caxias do Sul, o projeto é mais umaoportunidade para esses licenciandos experienciarem à docência durante a sua formaçãoinicial, contribuindo com a mesma. Os atendimentos são gratuitos e realizados nasdependências do campus, podendo ser agendados por telefone, por e-mail ou diretamente nocampus. Atualmente atuam no projeto dois bolsistas e mais três estudantes voluntários,disponibilizando 22 horários para atendimento. Até agosto de 2017 foram realizados mais de100 atendimentos para estudantes na sua maioria de escolas públicas, sendo 80% oriundosdo Ensino Fundamental e 20% do Ensino Médio. Ao longo dos atendimentos individuaisconstatou-se que os estudantes apresentaram dificuldades principalmente em conceitosmatemáticos básicos, na interpretação e na construção de estratégias para resolução desituações problemas. Para tentar minimizar essas dificuldades e considerando osconhecimentos matemáticos prévios desses alunos, constrói-se um planejamento que façauso de diferentes recursos metodológicos que auxiliem na sua aprendizagem, uma vez que acompreensão matemática não se dá em um tempo determinado, exige um trabalho contínuode construção e cabe ao professor mediar esse processo. Assim, o projeto de Apoio àaprendizagem de Matemática vem buscando auxiliar nesse processo de construção dosconhecimentos matemáticos, além de proporcionar um contato dos licenciandos com osalunos o que é importante para sua formação enquanto futuros docentes.


Palavras-chave


Aprendizagem; Matemática; Dificuldade

Texto completo: PDF