Tamanho da fonte:
Metodologias de ensino e práticas pedagógicas viáveis para o processo de aprendizagem
Última alteração: 25-01-2018
Resumo
O projeto de extensão apresentado articula-se com o compromisso institucional do IFRS depossibilitar projetos articulados com a necessidade e contextualização da realidade local.Assim, a capacitação contínua dos professores constitui-se como um importante meio destesretomarem e/ou aprenderem novos procedimentos metodológicos de ensino e técnicas deatividades pedagógicas que auxiliem os estudantes na assimilação do conhecimentotrabalhado em sala de aula. O desenvolvimento de atividades que estabeleçam significadocom o conhecimento transmitido torna-se imprescindível no espaço educacional, respeitandoos princípios de valorização da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade àsdiferentes culturas, das identidades e singularidades e também da sensibilidade, criatividadee ludicidade. Nesse sentido, o projeto de extensão intitulado “metodologias de ensino: comoa criatividade pode contribuir para o processo de ensino e aprendizagem” justifica-se, e, vemsendo desenvolvido com os professores do 1º ao 5º ano do ensino fundamental em umaescola da rede estadual de educação no município de Sertão/RS, oferecendo aos professorescapacitação sobre os procedimentos metodológicos e atividades didáticas que melhorauxiliem no processo de aprendizagem dos estudantes, viabilizando aos docentes através deleituras e discussões a reflexão da práxis educativa para que, se necessário, redimensionemas atividades desenvolvidas em sala de aula, compreendendo com isso a função pedagógicaque o professor exerce nos aspectos relacionados à construção do conhecimento. Ametodologia utilizada partiu do princípio de uma pedagogia histórico-crítica com pressupostodialético, onde num primeiro momento foi feito o levantamento de interesse temático, atravésde questionário respondido pelos docentes; após a tabulação das respostas referente àsdificuldades enfrentadas pelos professores frente à compreensão e assimilação do conteúdotrabalhado em sala pelos estudantes os momentos de capacitação foram estruturados. Osencontros acontecem uma vez por mês e agregam conteúdos teóricos com atividadesdidáticas práticas, assim, os professores podem inseri-las no planejamento das aulas,desenvolvendo as mesmas com os estudantes. O feedback destas também é feito em cadaencontro para que possam ser analisadas e reestruturadas conforme o perfil da turmatrabalhado. O projeto ainda está em andamento; até o momento atividades de estimulação,atenção, concentração e fixação de conteúdos foram propostas nos encontros eposteriormente realizadas pelos professores em sala de aula. O relato dos docentes, até omomento, demonstra que as atividades desenvolvidas estão possibilitando nos estudantesmaior interesse pelas aulas e curiosidade para com o conteúdo desenvolvido.
Palavras-chave
Aprendizagem; Extensão; Práticas; Docência
Texto completo:
PDF