Portal de Eventos do IFRS, 5º Seminário de Extensão (SEMEX)

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Música na escola: do IFRS à comunidade
Camila Angela Mugnol, Danieli Mützenberg, Zelmar Dalavequia Júnior, Nícholas Fonseca

Última alteração: 25-01-2018

Resumo


O projeto de Extensão Música na Escola: do IFRS à Comunidade busca integrar alunosmatriculados e egressos, bem como servidores, que possuam interesse pela música em geral.O projeto deu origem à banda do IFRS - Campus Farroupilha, de nome EntreTantos, com oobjetivo de compor canções autorais coletivamente, com temáticas voltadas para a reflexãosobre a sociedade atual e cidadania, fomentando o pensamento crítico. A ação, que contacom fomento do Programa de Auxílio Institucional de Extensão, neste formato é inédita nocampus. A meta, que está sendo alcançada, é compor e apresentar cinco músicas autoraispara escolas e eventos públicos gratuitos da cidade de Farroupilha e também em eventosculturais do IFRS e de Extensão. O projeto integra os participantes no meio musical e cultural,contribuindo para sua formação crítica e artística. Aproveita o conhecimento e experiência –tanto na instrumentação quanto na escrita – de cada membro do grupo musical para umabanda diversificada. Suas atividades têm sido realizadas nas terças e quartas-feiras, das 17hàs 21h e é nesses horários que as músicas autorais têm tomado forma, com a dedicação dosenvolvidos para gerar significado e encantamento. Atualmente, o projeto segue aberto a novosmembros e conta com três bolsistas, três servidores e três estudantes voluntários que, com ocoordenador, trabalham na criação e harmonização das músicas. Todas as atividadesrealizadas foram feitas em conjunto, contando com a colaboração de todos, visando alcançaro público-alvo – prioritariamente o público jovem. As músicas compostas intitulam-se: O Medo,o Esquecimento e a Cicatriz; Muro Paradoxal; Apenas um Rótulo; Mudar o Mundo. A quintamúsica encontra-se em fase de composição. A ideia é que o projeto não se encerre em 2017,mas siga ativo para os próximos anos e ampliando a ação para um programa de Extensão.Percebe-se, nesta etapa parcial do projeto, a meta musical está em conclusão. Asapresentações em escolas estaduais do município encontram-se em tratativas, embora osconvites por parte da banda tenham sido bem recebidos, percebe-se dificuldades para ofechamento da agenda. Quanto a utilização do fomento, ainda aguarda-se a verba para serusada em itens de divulgação e auxílio do projeto.


Palavras-chave


Música; Integração; Composição; Autoral; Reflexão

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