Portal de Eventos do IFRS, 5º Seminário de Extensão (SEMEX)

Tamanho da fonte: 
Crise... Para quem? Estratégias de empresas que prosperam na “crise”
Rafaela Moraes Cardoso, Priscila Silva Esteves, Luiza Venzke Bortoli, Rafael Lavrador Sant Anna, Emanuel Marafiga Stoffels

Última alteração: 25-01-2018

Resumo


A crise econômica que se abateu no país no ano de 2015 foi um dos assuntos maiscomentados em todas as principais plataformas de notícias nacionais, a queda do PIBbrasileiro, depois de décadas, foi um dos fatores que mais preocuparam referentes aoassunto, e diversos economistas relatam que vivemos a pior recessão da história. Quando sefala em consumo, sempre ouvimos falar de empresas que estão sofrendo com a crise e comoas pessoas têm reduzido suas atividades de lazer devido a crise. Porém, mesmo nestecenário, existem setores que se destacam e prosperam, e outros que vêem a crise comooportunidade para ingressar no mercado. Neste contexto, verificou-se que, apesar dos dadoseconômicos estarem demonstrando uma retração na economia, alguns setores tiveram umgrande crescimento no período de 2015 a 2017, possibilitando o surgimento deempreendimentos de sucesso. Observou-se, da mesma forma, a partir do projeto de extensãodesenvolvido em 2016 (Compartilhando Saberes na Gestão), que há uma grande demandapor palestras, oficinas e eventos nesta área. Por esta razão, foi desenvolvido este projeto deextensão que visa analisar a possibilidade de novos negócios a partir da apresentação decasos de empresas que se desenvolveram no período de crise e, com base neles, pensar emnovos negócios e estimular o empreendedorismo local. Objetiva-se, então, a partir de 8palestras, apresentar casos empresarias de organizações que conseguiram se desenvolver ecrescer neste período citado, as referidas palestras se darão no estado do Rio Grande do Sule no Distrito Federal. A pesquisa utilizada como base para a apresentação foi fundamentadaem estudos de casos de empresas que tiveram crescimento na crise, leituras de artigos sobreo assunto e livros sobre a prática do empreendedorismo. Como resultado, este projeto visaestimular o desenvolvimento de ideias empreendedoras e instigar a prática doempreendedorismo mesmo quando parece não ser o “momento certo”, tendo em vista aimportância deste assunto na área da administração, contribuindo, assim, para a adoção demelhores práticas de gestão e incentivo do espírito empreendedor.


Palavras-chave


Crise; Empreendedorismo; Gestão

Texto completo: PDF