Portal de Eventos do IFRS, 5º Seminário de Extensão (SEMEX)

Tamanho da fonte: 
Problematizando relações de gênero e sexualidade: a diversidade no ambiente escolar
Priscila Ogliari Mariani, Edson Carpes Camargo

Última alteração: 25-01-2018

Resumo


A superação da concepção dualista torna-se essencial para que sejam possíveis outrospensares sobre as relações de gênero e sexualidade. A urgência de se trazer para o debateas relações de gênero e as diversas sexualidades dos sujeitos que constituem o espaçoeducativo, e de se entender como as consequências dessas relações agem sobre os sujeitossociais da contemporaneidade, serviram de justificativa para este estudo. Diante disso, oobjetivo deste foi problematizar como se estabelecem as relações de gênero e as relações desexualidade no ambiente escolar. O projeto Gênero e Sexualidade na Escola tem contribuídopara a qualificação de professoras e professores que atuam na Educação Básica das escolassituadas nos municípios da Serra Gaúcha, proporcionando momentos de debate sobre oprocesso educativo e suas interfaces com as relações de gênero e sexualidade. Dos diversosmomentos de reflexão coletiva surgiu a ideia de trazer para o debate a cultura do estupro,enquanto manifestação das relações de gênero estabelecidas pela cultura patriarcal. Comoprocesso metodológico optou-se pela realização de eventos, que se estendessem acomunidade de professores e também alunos, trazendo palestras e momentos de debate,para elucidar e discutir sobre a realidade de mulheres que sofrem com a violência, e arealidade da comunidade LGBTQ, em suas particularidades, para que se trouxesse acomunidade para o debate, além de trazer informação acerca da temática, trabalhando juntocom o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade do IFRS Campus BentoGonçalves, na promoção das discussões. As experiências obtidas durante a realização dasatividades demonstraram que, apesar dos debates constantes abordando as relações degênero e sexualidade, esta temática ainda carece de maior enfrentamento por parte de todaa sociedade. Entretanto, a realização do estudo possibilitou que tanto bolsistas quantoparticipantes dialogassem com a temática numa perspectiva de desafios e enfrentamentos e,nesta perspectiva, espera-se contribuir com o debate sobre a diversidade presente na escolapossibilitando um novo olhar sobre a prática pedagógica.


Palavras-chave


Relações de gênero; Sexualidade; Ambiente escolar; Prática pedagógica

Texto completo: PDF