Portal de Eventos do IFRS, 4º Seminário de Extensão (SEMEX)

Tamanho da fonte: 
A formação do engenheiro mecânico através da integração escola-empresa
Welton Da Cunha Oliveira, Anderson Favero Porte

Última alteração: 06-11-2016

Resumo


O objetivo principal do projeto foi trazer uma noção melhor ao estudante sobre conceitos visualizados em sala de aula, e tentar por meio da inserção deste em um ambiente profissional, relacionar as teorias das disciplinas do curso com o trabalho e atividades do cotidiano exercidos em uma empresa. Em última análise, o projeto visa tornar mais completa a formação do estudante enquanto futuro engenheiro mecânico. Assim, durante aproximadamente quatro meses, o estudante realizou atividades em uma empresa do ramo automotivo, passando pela área de assistência técnica e pós-vendas, acompanhando as revisões nos veículos e tendo contato direto com clientes. Foram desenvolvidas atividades técnicas, tais como troca de óleo e filtro, freios, suspensão, rodízio de pneus, entre outras. Também foi possível avaliação do sistema de injeção de combustível através de um software específico que permite a identificação de falhas e a orientação quanto às possíveis causas de problema. Desta forma, o estudante teve a oportunidade de verificar “in loco” alguns conceitos que são ou serão vistos ao longo do curso, tais como: atrito entre superfícies, dinâmica das máquinas, termodinâmica aplicada a motores de combustão, entre outros. Além disso, também foram desenvolvidas atividades de cunho interpessoal, onde foi possível ao estudante interagir com os profissionais da área, de forma a desenvolver habilidades e competências relacionadas ao trabalho em grupo e o cumprimento de prazos. Desta forma, conclui-se que o trabalho desenvolvido teve seus objetivos atingidos, uma vez que permitiu ao estudante integrar os conhecimentos teóricos de sala de aula com os práticos vivenciados na empresa, o que fortalece a sua formação enquanto engenheiro mecânico.


Palavras-chave


Engenharia Mecânica; Formação Profissional

Texto completo: PDF