Portal de Eventos do IFRS, 4º Seminário de Extensão (SEMEX)

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Cine inclusão
Tainá dos Santos Guatimosim, Aline Dubal Machado

Última alteração: 06-11-2016

Resumo


A inclusão propõe um novo olhar sobre as pessoas com necessidades educacionais específicas no contexto educacional e social e dá inúmeras providências para que se efetivem os recursos necessários para está mudança. Atualmente, existe uma busca constante por uma educação de qualidade e eficaz para todos através da inclusão. Nesta perspectiva, o Projeto de Extensão Cine Inclusão foi criado e faz parte das propostas do Programa Vivenciando Educação Inclusiva 2016, este é vinculado ao Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas – NAPNE, o qual promove ações que incentivem e facilitem os processos de inclusão educacional e profissionalizante, em prol das pessoas com necessidades educacionais específicas. O Projeto visa modificar as barreiras atitudinais quanto ao preconceito e a negação das pessoas com necessidades educacionais específicas e, assim, proporcionar maior inclusão no âmbito social e educacional através da exibição de filmes e realização de debates que abordem temáticas que envolvam a inclusão. A tecnologia vem se destacando como uma forte aliada no processo de inclusão e os filmes, como linguagem do nosso dia a dia, retratam histórias de vida, desempenhando uma função social de apresentar situações reais de forma artística, o que possibilita uma análise crítica do mundo que nos cerca. As sessões do projeto ocorrem de forma bimestral, com exibição de filmes previamente selecionados para a comunidade interna e externa do IFRS – Campus Osório, seguido de debate sobre o tema apresentado, com a presença de debatedores e convidados. Nas sessões exibidas, a participação do público têm sido exitosa, demostrando não só no diálogo, mas também na avaliação escrita, o fortalecimento das noções de cidadania, identidade, respeito e igualdade, oportunizando o desenvolvimento do pensamento crítico, constatando que este é um método eficiente para abordar o tema. Os participantes foram convidados a realizar uma avaliação após cada sessão, nesta avaliação constatou-se que 75% dos participantes acreditam que os filmes trazem novas reflexões para a vida. O Projeto está atingindo, desde o ano passado até o presente ano sua finalidade, trazendo uma maior reflexão sobre inclusão para os participantes da ação, bem como fortalecendo os objetivos da Política de Ações Afirmativas do IFRS, orientada para ações de inclusão nas atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão para a promoção do respeito à diversidade socioeconômica, cultural, étnico-racial, de gênero e de necessidades específicas e para a defesa dos direitos humanos, com ações inclusivas que promovem a reflexão sobre igualdade e respeito ao outro.


Palavras-chave


Inclusão; Cinema; Aceitação; Tecnologia

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