Última alteração: 06-11-2016
Resumo
O Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) originou-se através da portaria nº 438, de 28 de maio de 1998, do Ministério da Educação. Inicialmente, seus objetivos eram (i) conferir ao cidadão parâmetro para autoavaliação; (ii) criar referência nacional para os egressos de qualquer modalidade do Ensino Médio; (iii) fornecer subsídios de acesso à educação superior; e (iv) representar uma modalidade de acesso a cursos profissionalizantes pósmédio. A partir de 2009, o Exame modificou-se principiando a avaliação de competências e habilidades, em detrimento de conteúdos que privilegiam a memorização. Especificamente no que tange a prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, os textos e imagens possuem destaque na prova, através deles os alunos desenvolvem formação crítica e capacidade de reflexão sobre o mundo. O ENEM é um método de avaliação do ensino médio e um canal para ingresso no ensino superior, as provas que o constituem são, por isso, relevantes para os alunos. Este projeto foi oferecido a fim de sanar dúvidas dos estudantes na área das Ciências da Natureza e suas Tecnologias, assim, beneficiando-os. O projeto “Entender para explicar: a prova de Ciências da Natureza e suas tecnologias do ENEM em foco” propôs aos alunos de 3° e 4° anos do ensino médio no município de Osório, oficinas preparatórias para o ENEM, considerando a concepção historicamente construída e o entendimento prévio dos estudantes sobre as questões das Ciências da Natureza, desenvolvendo com professores de Biologia e Física a resolução dos problemas a fim de ampliar os conhecimentos dos discentes. Em primeiro lugar, estudou-se as provas do ENEM com o propósito de compreender as competências cobradas e sua interdisciplinaridade, separando as questões por temas a serem vistos no decorrer dos encontros de estudos. No segundo momento, foram oferecidas as oficinas para 20 estudantes do IFRS e em seguida, estendemos a proposta aos alunos do último ano da Escola Estadual de Ensino Médio Albatroz. As oficinas foram oferecidas de agosto até as vésperas do Exame, semanalmente, tendo uma hora de duração para cada uma das disciplinas atendidas. Nesses encontros foram alternados momentos de exposição teórica e espaços para análise das questões, assim como para reflexão sobre a estrutura e o conteúdo da prova do ENEM. As oficinas têm principalmente a intenção de tornar os estudantes aptos a efetuar a prova com tranquilidade, evidenciando a importância da leitura reflexiva para a formação de cidadãos comprometidos com a realidade em que estão inseridos.