Portal de Eventos do IFRS, 4º Seminário de Extensão (SEMEX)

Tamanho da fonte: 
O ensino de matemática na formação de professores
Thaís Schulz, Fernanda Zorzi

Última alteração: 06-11-2016

Resumo


Este trabalho relata uma atividade de extensão desenvolvida no âmbito da disciplina de Estágio Supervisionado em Modalidades de Ensino, com alunos do Curso Normal do Instituto Estadual de Educação Cecília Meireles, localizado em Bento Gonçalves. O curso de Licenciatura em Matemática busca contribuir para a melhoria da educação nas escolas de Educação Básica, compreendendo o contexto da realidade social das escolas e assumindo uma postura crítica e responsável pela transformação dessa realidade. O Curso Normal em Nível Médio do IEE Cecília Meireles forma docentes para atuar na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, período em que as crianças constroem a base do conceito de número, operações matemáticas básicas, noções geométricas, além das habilidades lógicas e aritméticas. Atendendo a estas premissas e buscando auxiliar os futuros professores no processo de ensino da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental, o projeto visou aprimorar a formação matemática para as séries iniciais dos alunos normalistas em um minicurso, colaborando com os conhecimentos geométricos dos participantes e propondo atividades que poderão facilitar o processo de ensino aprendizagem de matemática nas séries iniciais do ensino fundamental, no qual os normalistas poderão atuar ao final do Curso. Além disso, permitiu que a formação de professores de nível médio e superior conversassem, enriquecendo ambos os níveis de ensino. Os assuntos abordados foram escolhidos a partir dos relatos dos professores e alunos do Curso Normal. O minicurso propôs, ainda, que os normalistas percebessem a matemática como auxiliar na resolução de problemas cotidianos, ampliassem a variedade de jogos e atividades didáticas para o estudo da geometria e para o seu ensino, contribuindo com suas práticas durante e após o curso, e conhecessem o software Geogebra como auxiliar no ensino e aprendizagem de geometria. A tríade ensino, pesquisa e extensão foi atendida quando os organizadores pesquisaram sobre os materiais e atividades que seriam utilizados no minicurso, colaborando para o ensino desenvolvido ao longo da licenciatura e, em caráter de extensão, as ministrantes e os normalistas construíram e desenvolveram conjuntamente um novo espaço docente. Segundo a avaliação feita pelos participantes e organizadores ao final do minicurso, grande parte dos participantes consideraram os temas abordados relevantes, a metodologia adequada e afirmaram que participariam de mais propostas semelhantes a esta, satisfazendo os objetivos iniciais. Percebeu-se, ainda, que seria de grande valia proporcionar outros projetos e minicursos sobre educação matemática para estudantes do Curso Normal e até da Licenciatura em Pedagogia.


Palavras-chave


Matemática; Formação docente; Minicurso; Séries iniciais do ensino fundamental

Texto completo: PDF