Última alteração: 06-11-2016
Resumo
No ensino de línguas estrangeiras, a música por vezes é utilizada como ferramenta didática, porém com caráter ilustrativo, sem preocupação com o estilo do repertório, suas origens, suas diferenças, ignorando assim a bagagem sócio-cultural que uma canção carrega. Considerando que o curso de inglês no campus é recente, entendemos que este projeto, ao criar o coro “IFRS Sings English”, que terá como foco de trabalho não apenas a performance, mas a discussão e aprofundamento a cerca de gênero, período e contexto histórico-musical, servirá também como ferramenta de divulgação do curso, constituindo-se como um espaço de aprendizado e aperfeiçoamento da língua e da cultura inglesa aos participantes. O projeto conta com três etapas fundamentais: escolha do repertório; preparação musical do repertório e apresentações públicas do coro. Para a etapa de escolha de repertório, é importante ressaltar que por ser um coro não audicionado, essa escolha passa a ser um fator determinante à acolhida, aceitação e permanência dos cantores. Para a etapa de preparação musical do repertório, considerando o curto espaço de tempo que o grupo tem disponível, será lançada mão de gravações, partituras e a disponibilização do regente para tira-dúvidas. Nesta etapa é quando o projeto mais se aproxima das práticas de ensino da língua inglesa, pois é onde são feitas as análises textuais, fonéticas e sócio-históricas de cada canção junto aos participantes. Por fim a etapa de apresentações públicas do coro, oportuniza aos cantores a experiência da performance pública coletiva e trazendo a público uma mostra do trabalho. Compreendemos que o projeto “IFRS Sings English” apresenta uma grande relação entre ensino, pesquisa e extensão, uma vez que o projeto servirá ao ensino como ferramenta para o desenvolvimento da fala e da percepção da língua inglesa e à pesquisa enquanto espaço de criação de novas ferramentas didáticas para os acadêmicos do curso. Porém reiteramos que a extensão é a grande marca identitária do projeto, pois embora alie uma proposta diferenciada de abordagem da língua inglesa, o objetivo principal ainda é a existência de um coral integrado pela comunidade externa, estudantes e servidores, para se apresentar e levar o nome do curso e da instituição. Por fim, esperamos que este grupo se consolide como um espaço de experimentações didático-pedagógicas para os acadêmicos do curso de letras inglês do Campus Osório, e se torne uma ferramenta de diálogo e aproximação entre as demais instituições com cursos superiores de letras da região.