Portal de Eventos do IFRS, 4º Seminário de Extensão (SEMEX)

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Alfabetização científica como uma possibilidade de inclusão social
Igor Ivan Dalmolin, Ângela Teresinha Woschinski De Mamann, Fabiane Beatriz Sestari, Heilande Fátima Pereira da Silva, Rodrigo Farias Gama, Sandra Rejane Zorzo Peringer, Vanussa Gislaine Dobler de Souza, Ivo Mai

Última alteração: 06-11-2016

Resumo


O presente trabalho contempla ações de extensão que visam o ensino lúdico/experimental de assuntos abordados nas disciplinas de Física e Matemática do Ensino Fundamental. É a continuação do projeto iniciado no ano de 2015 com alunos em estado de vulnerabilidade social das turmas de 5º a 9º ano do Ensino Fundamental, e que frequentam o Centro Social Floresta Nestor Mendes, de Ibirubá. São alunos que mostram dificuldade na aprendizagem de conteúdos puramente teóricos, o que geralmente leva ao desinteresse e insucesso escolar. As ações realizadas buscam minimizar tais dificuldades, promovendo a inclusão social através da motivação, despertando interesse e, como consequência, domínio dos conhecimentos científicos, objetivando a formação de cidadãos críticos, capazes de refletir e tomar decisões conscientes. O trabalho é realizado através da aplicação de oficinas de cunho prático dialógico, onde são alternados os conteúdos de Física e de Matemática, de forma interdisciplinar. A didática utilizada durante a aplicação das oficinas baseia-se na problematização inicial para desafiar os alunos a pensar, instigar sua curiosidade e participação, realizando o levantamento dos seus conhecimentos prévios. Em seguida desenvolvem-se atividades práticas utilizando equipamentos desenvolvidos e fabricados nos laboratórios do IF, construídos pelos alunos durante as oficinas ou explorando aplicativos com uso do computador. O objetivo dessas práticas é evidenciar de maneira clara e objetiva a teoria, vista em livros de Ciências e Matemática, relacionando-os com situações cotidianas. No ano de 2015 foram realizadas nove oficinas para duas turmas abordando temas de unidades de medidas necessários para o estudo de força elástica, com construção de molas e dinamômetros, além do estudo de luz e cores. No ano de 2016 a proposta está sendo aplicada para uma turma das séries finais, com cinco oficinas aplicadas até o momento. Os temas abordados são, medidas de área e volume correlacionando-os com experimentos sobre densidade, empuxo e pressão. Durante esse trabalho foi possível observar uma diversidade de comportamentos, como a falta de interesse, ausência nas aulas, mas a grande maioria demonstrou entusiasmo. Estes participaram ativamente das oficinas, mostrando curiosidade acerca do funcionamento dos experimentos e aplicativos. É provável que as atividades propostas influenciem na capacidade de aprendizagem dos conteúdos relacionados a temas científicos. Também observamos que dois alunos ingressaram no IF Campus Ibirubá e frequentam cursos técnicos, o que revela a possível contribuição do projeto na inclusão social e na busca de melhor qualidade de vida para crianças em situação de vulnerabilidade social.


Palavras-chave


Alfabetização científica; Inclusão social; Experimentos práticos

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