Portal de Eventos do IFRS, 4º Seminário de Extensão (SEMEX)

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Pet Terapia no IFRS - Campus Sertão
Allana Borella, Carine Casagrande, Cristiane Ancila Michelin, Deise Ana Dalastra, Franciele Nardi, Gustavo Gobbo, Kauana Gubert Ferreira, Marcos Antonio de Oliveira, Marindia Zeni, Patrícia Cichota, Juliano Hideo Hashimoto

Última alteração: 06-11-2016

Resumo


A zooterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza animais como co-terapeutas na reabilitação ou reeducação de alterações físicas, psíquicas, sensoriais, sociais e/ou de comportamento; bem como auxilia no desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência ou com necessidades especiais. A Pet Terapia é a zooterapia que utiliza animais domésticos como co-terapeutas. No Campus Sertão os co-terapeutas são os cães (cinoterapia ou terapia assistida por cães) e o público-alvo são os assistidos pelas Associações de Pais e Amifgos dos Excepcionais (APAEs) da região que vem até a instituição para atendimento na Equoterapia (zooterapia que utiliza cavalos como coterapeutas). Aliando a Pet Terapia e a Equoterapia as atividades tornam-se mais efetivas, além de otimizar o tempo de permanência das equipes das APAEs no Campus. Assim, o projeto “Pet Terapia no IFRS – Campus Sertão” tem como objetivo principal ampliar as atividades de zooterapia desenvolvidas na instituição. Atualmente, os atendidos pelo Pet Terapia são os assistidos pela APAE de Getúlio Vargas/RS que abrange os municípios de Charrua, Erebango, Estação, Getúlio Vargas e Ipiranga do Sul, contudo a expectativa para o próximo ano é a de estender aos praticantes de Equoterapia, observando as especificidades de cada um, sendo as atividades definidas pelos profissionais das APAEs e apoiadas pela equipe do projeto. Para o desenvolvimento dessas, são utilizados cães sem raça definida e que foram vítimas de abandono, pois além da terapia assistida por cães, o projeto visa conscientizar a comunidade a respeito do bem-estar animal, em prol da adoção e da castração, contra o abandono e os maus-tratos. Os animais foram selecionados, uma vez que precisam ser dóceis e não podem apresentar reação agressiva em caso de acidente, como por exemplo puxões de orelha, pele e cauda. Estes estão em processo de adestramento, já respondendo positivamente aos comandos básicos. Para o desenvolvimento da ação de conscientização, realizaram-se campanhas informativas com a fixação de cartazes nos murais do IFRS - Campus Sertão e da Escola Estadual de Ensino Fundamental Engenheiro Luiz Englert, realização de apresentações à comunidade escolar e aos pais dos discentes, além de publicações em rede social, por meio da página do Pet Terapia; frisando os temas adoção e castração. Desta forma, pretende-se que o Projeto Pet Terapia no IFRS – Campus Sertão promova benefícios, tanto para as pessoas atingidas pelo projeto quanto para os pets em geral.


Palavras-chave


Terapia Assistida por Cães; Deficiência; Educação; Bem-estar Animal; Zooterapia

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