Portal de Eventos do IFRS, 4º Seminário de Extensão (SEMEX)

Tamanho da fonte: 
LeiturAção: reading is bueno, tchê!
Bianca Rigoli Pires, Andressa Feldkircher, Vaniely Thaís Maldaner, Sivani Lopes Lima

Última alteração: 06-11-2016

Resumo


O projeto “LeiturAção: reading is bueno, tchê!” possui a finalidade de criar ações que promovam a leitura, a escrita e a expressão artística, envolvendo o público do IFRS Campus Ibirubá e a comunidade regional em atividades artístico-literárias. O presente projeto tem também como propósito suprir a necessidade, apontada por professores das diferentes áreas do conhecimento, de desenvolver o gosto pela leitura entre os alunos, melhorando assim o seu vocabulário, a sua capacidade crítica e ampliando a sua visão do mundo. Nesse sentido, o projeto busca contribuir para a formação de leitores, tanto da comunidade interna quanto externa da instituição ofertante, para que passem a perceber a leitura e a escrita como atividades criativas e prazerosas, incorporando-as em seu cotidiano, além de promover uma educação mais humanizada. Realizando atividades como: “Roda de Leitura” (troca de experiências de leitura), “Gelateca” (geladeira que funciona como uma biblioteca itinerante), “Papos poéticos” (leitura e discussão de poesias), “Intervenções artísticoliterárias” (práticas leitoras e outras intervenções em escolas e outros espaços da comunidade), “Cinema e literatura” (sessão de cinema com filmes baseados em obras literárias) e “Semana de arte e literatura” (exposição de materiais e intervenções de arte e literatura dentro do IF), o projeto dá continuidade e mantém ativas ações de incentivo à leitura nos espaços em que circula. Para pensar a promoção das referidas atividades, partimos da concepção de que a leitura vai muito além da decodificação e da boa pronúncia das palavras, é necessário compreender o que se lê e, a partir disso, repensar posturas, rever conceitos, redimensionar condutas e modos de ver o mundo e as coisas. Para que isso ocorra, é de fundamental importância o papel dos mediadores de leitura. Assim, o projeto “LeiturAção: reading is bueno, tchê!” busca ser um instrumento na formação desse leitor inquieto e transformador. Até o momento, foi promovida a atualização e a divulgação do acervo da “Gelateca” e realizadas duas “Rodas de Leitura”, duas sessões do “Cinema e Literatura” e um encontro do “Papos Poéticos” no Campus, os quais contaram com um público mais reduzido inicialmente, mas que foi aumentando a cada nova oferta. Fora da Instituição, foram feitas visitas a escolas e uma “Intervenção artístico-literária” em uma escola da região, a qual foi muito bem recebida pelos alunos. Esses resultados parciais apontam para uma continuidade muito exitosa da ação extensionista, a qual deverá ampliar cada vez mais o público atingido.


Palavras-chave


Extensão; Leitura literária; Formação de leitores

Texto completo: PDF