Portal de Eventos do IFRS, 4º Seminário de Extensão (SEMEX)

Tamanho da fonte: 
POEMA: um projeto para compartilhar conhecimento e experiências
Samuel da Silva Andrade, Raissa de Mello Brunauth, Simone Maffini Cerezer

Última alteração: 06-11-2016

Resumo


O Projeto de Oficinas de Ensino de Matemática (POEMA) promovido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Canoas, nesta 2ª edição, tem como intuito desenvolver uma prática de formação continuada e de troca de experiências entre professores de Matemática da rede municipal de Canoas, docentes do IFRS – Campus Canoas e licenciandos do curso de Matemática do IFRS – Campus Canoas, a fim de contribuir para melhorar a qualidade do ensino da Matemática na Educação Básica. Nesse sentido, o presente projeto fortifica a relação existente entre as esferas do ensino, da pesquisa e da extensão. A pesquisa é contemplada no momento em que os docentes do IFRS – Campus Canoas e bolsistas do POEMA coletam informações para a preparação das oficinas e no desenvolvimento do trabalho. No que tange o ensino, as diferentes práticas e a (auto)capacitação espera-se que oportunize melhoras na prática docente dos envolvidos. Já a relação de extensão é fortalecida no momento em que membros do IFRS – Campus Canoas e da rede municipal de ensino são convidados ao intercâmbio de conhecimentos e estabelecem uma parceria na intensão de criarem, juntos, uma formação continuada. Os participantes das oficinas tem a oportunidade de conhecer e trabalhar com softwares gratuitos de Matemática, construir novas propostas para a prática pedagógica, bem como materiais que auxiliem no ensino da Matemática, além de compartilharem experiências e dificuldades vividas dentro da sala de aula com os professores e estudantes do curso de Licenciatura em Matemática do IFRS – Campus Canoas. Essa troca de experiência tem como base a concepção de que os saberes não são construídos exclusivamente na academia, mas também na prática cotidiana dos professores. Observa-se que a realização das oficinas proporciona, aos participantes, espaço para discussão e produção coletiva de ideias, reflexão sobre a prática docente, contribui para a aprendizagem de conceitos matemáticos, bem como auxilia no desenvolvimento de um trabalho interdisciplinar dos conteúdos, considerando situações reais e concretas. Também podemos citar como resultado positivo do trabalho desenvolvido os depoimentos dos participantes relacionados à necessidade de estender a experiência a outros professores para que possam se aperfeiçoar em sua profissão. É importante destacar que parte do material produzido pelos bolsistas para a realização das oficinas fará parte do acervo do projeto de ensino Laboratório de Ensino de Matemática (LEMA).

 


Palavras-chave


Formação Continuada; Ensino e Aprendizagem de Matemática; Ensino Fundamental; Município de Canoas/RS

Texto completo: PDF