Portal de Eventos do IFRS, 4º Seminário de Extensão (SEMEX)

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Construindo (com) ciência para a educação básica: auxilia a formação continuada de professores para o município de Viamão
Kellen Oliveira de Freitas, Amábile Cabral Ceolin, Denirio Itamar Lopes Marques

Última alteração: 06-11-2016

Resumo


Em uma educação contemporânea, percebe-se a necessidade de um contínuo aperfeiçoamento docente, em especial às temáticas ambientais. Teóricos apontam que professores, de forma geral, evitam em seu planejamento docente implementar conteúdos extracurriculares. As justificativas vêm ao encontro de ter de dar o conteúdo formal. Nesta perspectiva o trabalho desenvolvido com este projeto buscou auxiliar a formação continuada de professores para o município de Viamão, onde visa, prioritariamente, integrar a educação ambiental em sala de aula auxiliando de forma teórico-prática aos professores que seus conteúdos podem ser trabalhados em conjunto com ações de educação ambiental. Os participantes do projeto, atualmente, lecionam em escolas municipais, nas diversas áreas do conhecimento, em níveis de ensino compreendidos desde a educação infantil até anos finais do ensino fundamental, em zona urbana e rural. As atividades contam com práticas de pesquisas bibliográficas, exercícios em grupos, experiências e seminários. Os encontros ocorrem mensalmente, com o intuito de aprimorar o ensino quanto a conteúdos relacionados ao meio ambiente, articulados aos conteúdos curriculares. Este projeto tende a despertar nos professores a percepção da importância do direcionamento dos seus alunos para uma conscientização em relação ao ambiente em que vivem, com a utilização de momentos lúdicos que tem uma forma divertida de aprender, despertar e proporcionar momentos de grande aprendizado. No decorrer das atividades, ao sugerir ideias e os orientar, se tornou perceptível a aceitação tanto do professor quanto do aluno que estes replicam às práticas desenvolvidas no projeto, com novos métodos de ensino e aprendizagem, integração de conteúdo em sala de aula e fora dela, tendo em vista que o aprendizado de vivência tem suma importância. Cotidianamente, eles relatam ter muitas informações sobre educação ambiental, o que é verídico, pois há uma gama de informações disponíveis sobre educação ambiental, porém, tendo em vista a nossa sociedade e o mundo em que vivemos, carece muito mais do que informações, há necessidade de ações em conjunto, sendo elas com a família, escola e comunidade, para assim, obtermos uma mudança cultural, através da transformação destas informações em conhecimentos e aprendizagens. Percebe-se, com o desenvolvimento das ações deste projeto a possibilidade de um trabalho de extensão, conjuntamente com ações de ensino e uma pesquisa-ação. É possível, neste estágio do desenvolvimento do projeto reconhecer que através da práxis de educação ambiental têmse condições de mudanças e melhorias no futuro, com vistas à construção de uma cidadania planetária.


Palavras-chave


Educação Ambiental; Docência; Metodologia; Aprendizagem

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