Portal de Eventos do IFRS, 4º Seminário de Extensão (SEMEX)

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ARTIF
Eduarda Hoscheidt Nunes, João Victor Trilha dos Santos, Lilian Cláudia Xavier Cordeiro

Última alteração: 06-11-2016

Resumo


O projeto de extensão ARTIF, em sua segunda edição, tem como objetivo desenvolver nos alunos e servidores do IFRS Campus Ibirubá a capacidade de expressão por meio das diversas linguagens das artes visuais, bem como realizar ações envolvendo a comunidade através de oficinas, intervenções, ações culturais, de modo a promover trocas mútuas de conhecimentos e fazeres. O projeto acredita que a arte é capaz de promover um intercurso entre a instituição de um modo geral e o público externo, promovendo uma ligação com a comunidade através da arte, da expressão e do mapeamento de habilidades e talentos. Nessa segunda edição, através do PAIEX, o projeto previu a aquisição de materiais de serigrafia, a fim de desenvolver nos bolsistas e posteriormente no público a ser atingido a capacitação para trabalhar com essa técnica. Durante a vigência do projeto já foram realizadas oficinas de artesanato ministradas por artesões locais com a participação de servidores e alunos do IFRS, resultando em experiências novas e no reconhecimento de saberes da comunidade. Também os bolsistas organizaram e ministraram oficinas nas entidades parceiras comunidade, possibilitando um contato dos bolsistas com a diversidade e o diálogo com diferentes realidades. A escola parceira procurou o projeto para realizar ações com as crianças do terceiro ano do Ensino Fundamental, com o intuito de, através da arte, integrá-las à comunidade escolar e criar laços de amizade e tolerância, eis que apresentavam um comportamento agressivo. As ações de arte com essas crianças incentivaram a expressão dos conflitos latentes e a compreensão de suas realidades e dificuldades. A maioria das atividades foram realizadas de acordo com o planejado e com a chegada dos materiais de serigrafia se dará início à capacitação dos bolsistas e posteriormente haverá o contato com as entidades parceiras para determinarmos as ações. Através do projeto foi dado aos alunos bolsistas a possibilidade de conhecer pessoas novas e poder dialogar com as mesmas, aprendendo a lidar com diferentes. O contato proporcionado através do fazer artístico dentro da instituição também promoveu o reforço dos laços de amizade e respeito entre os servidores e entre esses e os alunos e à membros da comunidade.


Palavras-chave


Arte; Educação; Experiência Criativa; Interculturalidade

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