Portal de Eventos do IFRS, 4º Seminário de Extensão (SEMEX)

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Sem fronteiras para estrangeiros no Campus Feliz
Eric Tempass Hafemeister, Janaína Vieira da Silva, Loiva Salete Vogt

Última alteração: 06-11-2016

Resumo


A principal finalidade do presente projeto é oferecer aulas práticas de leitura, atividades de pronúncia, interpretação e produção textual em língua portuguesa, bem como, noções de matemática, informática, história, geografia e cultura brasileira para estrangeiros residentes no município da Feliz, ou na região. A justificativa do projeto vem da necessidade de integração e inserção de haitianos na comunidade e no trabalho regional. A divulgação foi feita com panfletos e no site institucional. O objetivo principal é, portanto, auxiliar na integração dos estrangeiros com a comunidade, através do aprimoramento da competência comunicativa, fazendo uso da língua em seu contexto social, bem como, possibilitar o desenvolvimento de noções das outras áreas elencadas e refletir sobre direitos humanos, inclusão social, preconceito, valorização de diferenças étnicas e culturais. Seus resultados poderão ser utilizados para pesquisar futuras sobre o ensino de línguas para estrangeiros. Além das aulas semanais, o projeto de extensão terá como culminância a apresentação de oficina e relato de experiências na Semana da Consciência Negra no Campus Feliz, contanto com o apoio do NEABI (Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas). A principal metodologia utilizada para as aulas é o Community Learning (Comunidade de aprendizagem). A abordagem utilizada é a Comunicativa, em que o desenvolvimento das habilidades de falar, ouvir, ler, escrever, contar são desenvolvidas de maneira integrada. Há doze haitianos participando e os professores que integram a equipe de execução são das áreas de informática, língua portuguesa, matemática e geografia. Como resultado parcial, o projeto já instigou os alunos no enfrentamento de desafios baseados em situações verídicas, como resolução de problemas do cotidiano, troca de ideias e de posições discursivas e vem possibilitando a reflexão sobre o acolhimento dos estrangeiros junto à comunidade local. Nas considerações finais é possível declarar que o Campus Feliz já ofereceu o curso de Português para Estrangeiros em anos anteriores e seus participantes têm agora nova oportunidade de retornar ao Campus para participar do atual que possui caráter multidisciplinar e objetivo integrador mais evidentes.


Palavras-chave


Cultura; Educação; Multidisciplinar; Estrangeiros; Comunidade

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