Portal de Eventos do IFRS, 4º Seminário de Extensão (SEMEX)

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Minha Escola Virtual
Letícia Heinzmann, Maria Eduarda Romagna, Samuel Ânderson Gebing, Érika Dal Magro, Júlia Marques Carvalho da Silva

Última alteração: 06-11-2016

Resumo


O Minha Escola Virtual é um projeto que visa capacitar pessoas no uso do ambiente virtual de ensino aprendizagem (AVEA) Moodle através da plataforma também intitulada Minha Escola Virtual. Ela foi desenvolvida com o propósito de disponibilizar aos professores da rede pública a oportunidade de criar salas de aula online de forma gratuita. O ambiente pode ser utilizado tanto para cursos totalmente a distância quanto como suporte ao ensino presencial, desde que não possua fins lucrativos. Para efetuar a divulgação do projeto, além da difusão dele via redes sociais, foi feita a catalogação e o envio de e-mails para escolas de todo o Brasil. Nesses e-mails foram enviados manuais de auxílio para professores, tutores e alunos confeccinados pelos bolsistas. Esses tutoriais ensinavam como acessar o Moodle, preencher seu perfil, acessar disciplinas e cursos, etc. Depois, foram ofertadas quatro capacitações presenciais na cidade de Bento Gonçalves e uma na região próxima, onde foram treinados cerca de 110 professores no período de maio à junho. Eles foram ensinados a fazer seu cadastro; criar o seu curso; disponibilizar materiais didáticos; criar tarefas para serem entregues por seus alunos; auxiliar no cadastro dos estudantes; etc. Ainda, foram levados ao treinamento cursos-modelo de História e Geografia, construídos com o auxílio de professores especializados na área, para mostrar aos presentes as possibilidades de utilização da plataforma em disciplinas específicas por meio de ferramentas e recursos disponíveis no Minha Escola Virtual. Após as capacitações, foi aplicado um questionário sobre as dificuldades encontradas na utilização do ambiente virtual, onde obteve-se 33 respostas. Essa pesquisa mostrou que, mesmo que menos de 20% dos entrevistados tenham encontrado alguma dificuldade, mais de 50% dos participantes não utilizou a plataforma com seus alunos. Sendo assim, concluiu-se que mesmo que os professores tenham interesse em aprender sobre novas tecnologias, ainda apresentam resistência em levá-las para a sala de aula. Por isso, foi proposta a transformação da capacitação presencial em um curso à distância, buscando atingir um maior número de pessoas e ambientá-las em um AVEA antes que tenham de levá-lo para seus alunos. Esse curso ainda está em desenvolvimento, então não possui resultados até o momento. A partir dessas ações pôde perceber-se que para realizar o projeto não eram suficientes apenas as ações de extensão, mas também as de pesquisa e ensino, percebidas no questionário e nos manuais de auxílio.


Palavras-chave


Minha Escola Virtual; AVEA; Educação à distância; Moodle

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