Portal de Eventos do IFRS, 4º Seminário de Extensão (SEMEX)

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Hortas escolares: desenvolvendo práticas educacionais interdisciplinares aplicadas ao meio ambiente
Marina Alessa Kilpp, Cristiane Moi Soares, Ben-hur Costa de Campos, Raquel Lorensini Alberti, Ana Maria Meinen Feil, Carolina Schweig, Eduardo Matos Montezano

Última alteração: 06-11-2016

Resumo


O presente projeto visa desenvolver ações de extensão voltadas para a realização de práticas educacionais interdisciplinares aplicadas ao meio ambiente, através da implantação de hortas escolares e demais atividades correlatas como palestras, oficinas e confecção de material didático de apoio, atuando primordialmente nas escolas municipais e estaduais do município de Ibirubá-RS, com professores e alunos do ensino fundamental. Através dessas ações busca-se efetivar o caráter interdisciplinar da proposta através da integração de diferentes áreas do conhecimento, destacando a importância das hortaliças numa alimentação saudável, práticas agrícolas que possibilitem a implantação de uma horta escolar de base ecológica e fortalecendo às ações de educação ambiental que possam ser desenvolvidas, aliando de maneira prática o conteúdo teórico trabalhado em sala de aula pelos professores das diferentes áreas de conhecimento (ciências, geografia, matemática, língua portuguesa e outras) com as atividades práticas que serão realizadas juntamente com os alunos. O objetivo geral do projeto é desenvolver práticas educacionais interdisciplinares aplicadas ao meio ambiente através da implantação de hortas escolares no município de Ibirubá-RS, e neste ano de 2016, mais especificamente na Escola Municipal de Ensino Fundamental Rincão Seco. A metodologia adotada foi baseada em reuniões e visitas de trabalho junto aos representantes da escola participante do projeto, através dos seus professores e alunos do ensino fundamental, além da definição de ações interdisciplinares com os professores das diferentes áreas de atuação. A avaliação das ações do projeto tem se dado através de formulários qualitativos aplicados ao fim das atividades realizadas como encontros, palestras e oficinas. Os resultados encontrados até o momento foram satisfatórios, como a realização de reuniões de planejamento e trabalho junto aos professores e alunos participantes e equipe de execução, além da efetiva implantação da horta escolar, através de inúmeras atividades como semeadura, plantio e outros cuidados como adubação e irrigação. Foram realizadas palestras e oficinas sobre a importância das hortaliças na alimentação saudável, compostagem e uso de plantas medicinais e visitas às dependências do IFRS - Campus Ibirubá. Várias atividades lúdicas de desenhos e outros trabalhos didáticos foram também realizadas junto aos alunos das séries iniciais, bem como uma exposição de trabalhos sobre as atividades executadas junto ao espaço didático da horta escolar. As atividades até agora realizadas na condução do projeto tem contribuído efetivamente para inúmeras atividades didático-pedagógicas desenvolvidas pela pelos professores participantes, bem como permitido uma aproximação maior entre o IFRS e a comunidade externa do município de Ibirubá-RS.

Palavras-chave


Hortaliças; Educação; Meio Ambiente; Alimentação Saudável

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