Portal de Eventos do IFRS, 4º Seminário de Extensão (SEMEX)

Tamanho da fonte: 
Oficinais ambientais para ensino médio: uma ferramenta preparatória para o ENEM e para a conscientização ambiental de estudantes
Thaine Bozzetti dos Santos, Jessica Parizzoto, Daniela Secchin, Caroline Wüst, Naiara Mioto

Última alteração: 06-11-2016

Resumo


A educação ambiental visa conscientizar sobre a relevância do meio ambiente não apenas para a preservação da vida no planeta, mas para que haja qualidade de vida. Sendo assim, ações de educação ambiental devem envolver a comunidade escolar e a comunidade em geral em atividades desenvolvidas com a finalidade de promover consciência ambiental. Dessa forma, tendo em vista que atualmente no Brasil o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é usado como critério nos processos seletivos de diversas instituições de ensino superior e para a obtenção de bolsas de estudos, grande parte dos jovens concluintes do ensino médio realiza esta prova. Assim, considerando a importância de ações de educação ambiental, do ENEM e atentando para o interesse que este desperta em estudantes do ensino médio, o objetivo do projeto é desenvolver oficinas com temáticas ambientais com alunos do 3º ano da Escola Estadual de Ensino Médio Ponche Verde no Município de Sertão. Visando oferecer aos estudantes uma oportunidade de complementar os conhecimentos associados ao ENEM e fomentar o desenvolvimento da consciência ambiental. A metodologia utilizada consubstancia-se três etapas básicas: na primeira etapa foi realizada uma análise dos conteúdos ambientais constantes na matriz de referência do ENEM, a fim de definir as temáticas das oficinas (poluição atmosférica, água, solo e energias) e preparação das mesmas. Na segunda etapa foram realizadas as oficinas na escola usando slides, experimentos práticos, resoluções de questões e dinâmicas para a exposição do conteúdo. Já, a terceira etapa, que ocorrerá ao final do projeto consistirá na aplicação de um simulado contendo questões de provas já aplicadas no ENEM envolvendo as temáticas abordadas. Os resultados obtidos ainda são parciais, mas observa-se que os estudantes estão muito animados com as oficinas, demostrando que desenvolvimento do conteúdo teórico aliado com os experimentos práticos tem despertado a curiosidade e interesse pelos conteúdos abordados. Percebe-se também que para as questões ambientais trabalhadas, grande parte dos estudantes não demonstrou conhecimento prévio do assunto, sendo assim as oficinas estão contribuindo para a capacitação dos alunos na realização da prova do ENEM. Além disso, o projeto vem despertando a sensibilidade dos estudantes para questões ambientais, contribuindo na formação de cidadãos responsáveis, preocupados, conscientes e com uma visão crítica sobre problemáticas e perspectivas ambientais atuais.


Palavras-chave


Oficinas; Meio ambiente; ENEM

Texto completo: PDF