Portal de Eventos do IFRS, 4º Seminário de Extensão (SEMEX)

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Auxiliando o desenvolvimento de lógica em estudantes do ensino fundamental de uma escola do município de Sertão
Luiz Gustavo Orso dos Santos, Luiz Fernando Barrozo, Michel Gonçalves, Guilherme Vanin, Emerson Rogério de Oliveira Junior

Última alteração: 06-11-2016

Resumo


A Matemática no Ensino Fundamental é um fator de muitas reclamações por parte dos professores. Isso se deve ao fato dos alunos terem um nível de baixa aprendizagem, insuficiente na área. Pode ser mencionado também que os estudantes com um raciocínio lógico um pouco mais apurado são mais hábeis do que os demais causando mais aptidão para os estudos da matemática. O papel da matemática é propiciar o desenrolar da lógica, a rapidez do pensamento e a capacidade de selecionar informações e fazer uso eficaz delas para o desenvolvimento coletivo e individual. Alguns softwares podem ser utilizados para auxiliar no processo de desenvolvimento de lógica. Vale também ser expresso o objetivo de desenvolver o raciocínio lógico em crianças, utilizando-se jogos digitais sendo que este tipo de software apresenta uma atração especial entre este público.Com este projeto o esperado é desenvolver o raciocínio lógico de estudantes do ensino fundamental por meio atividades que envolvam o uso de softwares e metodologias pedagógicas específicas, avaliando o entendimento da Matemática. Os estudantes atendidos são da escola Estadual de Ensino Fundamental Bandeirantes, situada no Município de Sertão. A metodologia adotada consiste na utilização de softwares e jogos educacionais. O projeto nessa escola teve início em 2016 e em média 50 alunos são atendidos. Os estudantes são divididos em grupos e os bolsistas aplicam as atividades a estes grupos e acompanham a execução. Durante a aplicação das atividades, são observadas questões como a rapidez na execução e o grau de dificuldade das tarefas. Como resultados alcançados, observou-se que a maioria dos estudantes atendidos apresentou uma maior rapidez na execução das tarefas, demonstrando que o raciocínio lógico foi estimulado. Ainda, foi verificado, através dos boletins escolares, que alguns dos alunos que continuaram o projeto até o final do ano letivo alcançaram uma melhora no rendimento de Matemática. Conclui-se, através dos objetivos alcançados, que o estímulo ao desenvolvimento do raciocínio lógico, realmente leva a uma melhora no aprendizado da Matemática. Como perspectivas futuras, as próximas atividades previstas para serem desenvolvidas é tentar atender mais Escolas, visto que existe uma procura cada vez maior por parte de Municípios de nossa região que, ao conhecer o nosso projeto, nos procuram para levá-lo até eles.


Palavras-chave


Matemática; Lógica; Software; Scratch

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