Portal de Eventos do IFRS, 4º Seminário de Extensão (SEMEX)

Tamanho da fonte: 
Diálogos químicos com a comunidade de Rio Grande/RS
Julia Mespaque Borges, Laura de Aguiar Dalmolin, Juliana Guerra Vieira, Daniele Colembergue da Cunha Vanzin

Última alteração: 06-11-2016

Resumo


A investigação sobre o Ensino de Química pode ser considerada recente. Os professores estão procurando fortalecer a luta por uma educação de melhor qualidade desde meados da década de 80. Cada vez mais os educadores químicos estão se reunindo e formando grupos de estudos, vinculando pesquisadores de várias instituições de nível médio e superior e buscando a articulação do ensino com as práticas do cotidiano. Portanto, o objetivo deste projeto de extensão é a elaboração de material didático sobre as disciplinas de Ciências/Química a partir das expectativas e/ou necessidades dos estudantes, e realização de oficinas formativas para os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental (EF) e 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio (EM) de escolas públicas e privadas da cidade de Rio Grande, com o intuito de promover um aprendizado mais significativo para os estudantes, tornando-os protagonistas em sua formação acadêmica. Além disso, visa promover a capacitação continuada dos professores, tornando mais integrada, a relação entre docente, discente e o conteúdo abordado. O procedimento metodológico foi dividido em 2 etapas: 1ª Etapa - Entrevistas realizadas em 4 escolas de EF (3 públicas e 1 particular), resultando em 112 alunos e 4 professores entrevistados; e 3 escolas de EM (2 públicas e 1 particular), originando 209 alunos e 6 professores entrevistados, para a obtenção de um diagnóstico sobre as disciplinas de Ciências/Química; e 2a Etapa – Elaboração de material didático de experimentação em Ciências/Química e oferta de oficinas complementares para professores e alunos. A primeira etapa do projeto encontra-se finalizada e a segunda etapa está em processo de planejamento e elaboração. Este projeto, não só contempla a extensão, como também apoia-se no ensino, uma vez que as oficinas oferecidas reforçarão os conceitos abordados na sala de aula, e na pesquisa, visto que possibilitará um diagnóstico dos problemas observados por estudantes e professores na educação de Ciências/Química. Além da produção de um material didático específico para atender as expectativas e necessidades elencadas pelos estudantes, este projeto de extensão busca a integração de professores, alunos e da própria instituição de ensino, minimizando as lacunas existentes entre o aluno e a disciplina de Ciências/Química. Os sucessos e insucessos específicos deste projeto, bem como seus produtos poderão possibilitar reflexões importantes para as práticas educativas e proporcionar melhoria significativa no desempenho dos alunos do 9°ano do EF e do EM das escolas da cidade do Rio Grande.

Palavras-chave


Educação; Material didático; Ensino; Aprendizado

Texto completo: PDF