Portal de Eventos do IFRS, 4º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (SEMEPT)

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Acessibilidade voltada aos diferentes espaços: o caso do estacionamento do IFRS- Campus Rio Grande.
Rodrigo Silva dos Santos, Nicole Ferreira dos Santos, Cristiano Peixoto Gouvea, Douglas de Castro Brombilla, Maristela de Godoy

Última alteração: 19-03-2018

Resumo


De acordo com o decreto nº 5.296 de 2 de dezembro de 2004, que regulamenta a lei 10.098, de 19 de dezembro de 2000, a qual estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, se faz indispensável tornar os espaços acessíveis. A ação ‘’ Acessibilidade Voltada aos Diferentes Espaços’’ está vinculada ao projeto de confecção de materiais pedagógicos adaptados e material digital acessível do Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas – NAPNE. O objetivo do projeto é a melhoria da acessibilidade e aumento da segurança no estacionamento do Campus, que por sua vez visa a melhor locomoção de todos os alunos, servidores e visitantes, ressaltando as pessoas com deficiência e com necessidades especiais que frequentam o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Rio Grande. O projeto visa à criação de uma nova entrada para as motocicletas e uma modificação nas vagas veículos, através da marcação de vagas, além disso, foi primordial não somente uma parceria com a Secretaria Municipal da Segurança dos Transportes e do Trânsito (SMSTT) que realizou a colocação das placas de trânsito na nova entrada das motos e a marcação das vagas de estacionamento dos veículos, mas também a realização de conscientização nas salas de aula e a elaboração de cartazes confeccionados pelos bolsistas do NAPNE. Como resultado deste projeto, obtiveram-se de forma eficaz mudanças na instituição, pois a nova entrada está sendo utilizada diariamente, resultando em uma maior segurança para as pessoas no instituto e, em relação às vagas dos veículos, estão sendo demarcadas de modo que ainda não se obteve resultado total. Sendo assim, pode-se concluir que o projeto obteve resultados positivos, pois este possibilitou as pessoas uma maior segurança e acessibilidade no estacionamento do instituto.


Palavras-chave


Acessibilidade; Estacionamento; Segurança

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