Portal de Eventos do IFRS, 4º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (SEMEPT)

Tamanho da fonte: 
Monitoria de Química para os acadêmicos do curso técnico integrado ao ensino médio e cursos superiores do IFRS Campus Sertão
Anderson Gustavo Toassi, Bruno Pavan, Talita Bonissoni Timbola, Thaíne Bozzetti Santos, Odivan Zanella, Márcia Siqueira, Naira Miotto, Luciana Angelita Machado

Última alteração: 19-03-2018

Resumo


A disciplina de Química está presente constantemente na vida dos acadêmicos do ensino médio integrado e de alguns cursos superiores do IFRS – Campus Sertão. Apesar da importância que ela possui, muitos acadêmicos apresentam dificuldade de aprendizagem em relação a essa disciplina, sendo vista como uma disciplina difícil de ser cursada. Pensando nisso, a monitoria acadêmica surge como um instrumento facilitador da compreensão do ensino de química, para auxiliar aqueles que detêm de dificuldade no aprendizado, visando um maior entendimento por parte dos alunos em relação aos conteúdos. Além dos benefícios adquiridos pelos alunos que recebem a monitoria, o projeto também se torna uma oportunidade para adquirir experiência ao aluno monitor, podendo auxiliar os alunos sempre que necessário. O projeto tem por objetivo contribuir para aperfeiçoamento e/ou aprimoramento na aprendizagem, buscando por uma relação interpessoal com os demais alunos estabelecendo uma maior integração e troca de experiências. Durante o projeto, a metodologia utilizada baseia-se no auxílio aos alunos, na expectativa de despertar o interesse deles para a importância do ensino de química. Tal processo se deu através de resoluções de exercícios, vezes distribuídos pelos professores, vezes pelo monitor, sendo essa a forma mais acessível tanto para aluno, como para monitor, sugerindo bibliografia complementar, e através de softwares relacionados à área química, como uma ferramenta não só para facilitar o aprendizado, mas atrair o interesse dos alunos. Os resultados obtidos no decorrer das atividades realizadas na monitoria, constatou-se alunos com dificuldades no conteúdo de química, demonstraram melhor aproveitamento durantes as aulas e atividades avaliativas, além disso apresentaram maior interesse no mesmo devido a metodologia apresentada na monitoria de química. E essa melhora do rendimento dos acadêmicos aumentou cada vez mais o interesse dos colegas, atraindo sempre mais alunos para as atividades de monitoria, acrescendo assim a cooperação e integração entre turmas. Tal crescimento na procura da monitoria pode ser constatada através das listas de presença realizadas nos encontros, e a melhora do rendimento ficou comprovada pelos testemunhos dos professores das disciplinas. Pode-se concluir que este projeto de monitoria de química melhora o desempenho acadêmico dos alunos, bem como traz benefícios a todos os envolvidos.

Palavras-chave


Monitoria; Química; Ensino

Texto completo: PDF