Portal de Eventos do IFRS, 4º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (SEMEPT)

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Comunicador comunitário: a educomunicação socioambiental como ferramenta de gestão ambiental
Natália Oliveira Maboni, Caetano Flores De Moura, Cibele Schwanke

Última alteração: 19-03-2018

Resumo


A formação na área da Gestão Ambiental capacita profissionais para perceber o meio ambiente de forma integrada, exercendo seu papel e profissão a partir da criação de ações que minimizem as problemáticas ambientais nas diversas esferas da sociedade. Nesse contexto, propõe a realização de atividades que previnam impactos ambientais, através da educação ambiental em espaços não formais de aprendizagem, para que assim possam contribuir com a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento regional. Neste contexto, a Educomunicação Socioambiental configura-se como uma importante ferramenta de educação ambiental no trabalho do gestor ambiental. Através da utilização dos meios comunicativos atuais, como blogs, fotografias, entrevistas, produção de mídias e podcasts, contribui para a geração de uma consciência ambiental e para a união de sujeitos propositivos e ativos dispostos a solucionarem problemas que permeiam as comunidades em situação de vulnerabilidade socioambiental. A partir dessa premissa, o grupo PET – Conexões Gestão Ambiental do IFRS - Campus Porto Alegre, com a colaboração do Pisa - Programa Integrado Socioambiental da Prefeitura Municipal de Porto Alegre e apoio do Programa Agita na Juventude, organizou o curso Comunicador Comunitário Socioambiental. O curso teve como objetivo qualificar jovens e moradores oriundos das famílias beneficiarias da área de reassentamento atendidas pelo Pisa, localizada no bairro Cristal, zona sul de Porto Alegre, promovendo a produção da comunicação local e capacitando-os para atuação profissional na comunicação comunitária socioambiental. Devido ao caráter multidisciplinar da ação, o curso totalizou uma carga horária de 80 horas e foi ministrado por profissionais das áreas de jornalismo, letras e gestão ambiental, contando com a ajuda dos bolsistas do PET e os agentes sociais do Pisa.  Ao participar na construção e execução desse curso, percebeu-se como a Educomunicação Socioambiental exerce um papel fundamental na mobilização dos sujeitos, visando a melhoria das problemáticas ambientais através dos movimentos sociais. Dessa forma, oportunizou aos bolsistas envolvidos novos conhecimentos e novas visões, que demonstraram que o papel do gestor ambiental deve ir além da recuperação e redução dos impactos ambientais, devendo também integrar como ferramenta meios de comunicação que promovam a educação ambiental e que esta comunicação atinja todas as esferas sociais e repercutam em ações de melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida dos cidadãos.


Palavras-chave


Educação Ambiental; Educomunicação Socioambiental; Comunicação comunitária; Gestão Ambiental

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