Portal de Eventos do IFRS, 4º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (SEMEPT)

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Elaboração de materiais didáticos lúdicos no ensino de propriedades periódicas para o ensino médio
Kênya Silva dos Santos Moraes, Leonara Patrícia Dall'Onder, Aline Grunewald Nichele

Última alteração: 13-08-2018

Resumo


O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) oferece bolsas aos alunos de Licenciatura, e um dos intuitos deste programa é a revitalização de espaços experimentais. Uma das atividades dos bolsistas do PIBID no Colégio Estadual de Ensino Médio Inácio Montanha (CEEMIM) é a confecção de materiais didáticos lúdicos que contribuam para a compreensão e fixação do conteúdo trabalhado. O emprego de materiais didáticos lúdicos pelos professores facilita o processo de ensino-aprendizagem, tornando mais simples e criativa a compreensão do assunto abordado. Escolhemos abordar o conteúdo propriedades periódicas dos elementos químicos devido a importância na compreensão da tabela periódica, para se avançar nos estudos da matéria. Em vista disso, o objetivo deste trabalho foi elaborar um jogo de cartas sobre as propriedades periódicas. A metodologia foi desenvolvida em seis etapas: análise do público-alvo, pesquisa em artigos científicos e demais bibliografias, escolha das ilustrações e do conteúdo, tradução e composição do conteúdo, validação pelas professoras regentes e criação do jogo. Como resultado foi possível elaborar 118 cartas, cada uma contendo informações sobre um dos elementos químicos (número atômico, massa atômica, raio atômico, energia de ionização, eletronegatividade e eletroafinidade), uma representação gráfica, que retrata cada um deles como super heróis, e um fato em cada uma das cartas. O jogo criado será utilizado na disciplina de Química e deve ser utilizado após uma introdução ao conteúdo. O objetivo do jogo é ficar com todas as cartas do oponente. São necessários no mínimo dois jogadores, cada um com a mesma quantidade de cartas. Os jogadores devem segurar as cartas de modo que seu oponente não possa vê-las. O primeiro a jogar escolherá uma das propriedades e ambos devem escolher uma carta, a que possuir maior valor recolhe as cartas para si, e escolhe a próxima propriedade. O jogo segue dessa maneira até que um dos oponentes não possua mais cartas na mão, perdendo o jogo. Com a aplicação dessa proposta temos a expectativa de que o uso de materiais didáticos, como ferramenta de apoio, seja um aliado aos professores durante as aulas, proporcionando uma alternativa mais prazerosa e interessante, no processo de aprendizagem, e melhorando o andamento das aulas.


Palavras-chave


PIBID; Ensino de química; Tabela periódica; Jogos didáticos

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