Portal de Eventos do IFRS, 4º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (SEMEPT)

Tamanho da fonte: 
Dança no espaço institucional do IFRS Campus Osório
Maria Luiza Teixeira da Rosa, Airton Alves Gomes da Rosa, Agnes Schmeling

Última alteração: 19-03-2018

Resumo


O projeto de ensino “Ritmos no Pé – Dance!”, vinculado ao Programa Música do IFRS – Campus Osório, caracteriza-se como um projeto de ensino por ofertar, aos alunos do ensino médio integrado (EMI), o acesso à prática da dança. A iniciativa surgiu de alunos do EMI que estudam, praticam e trabalham com a arte da dança em espaços externos ao instituto federal há mais de 3 anos, chegando até 10 anos de experiências nesta área. São 3 alunos, que hoje são bolsistas do mesmo (2 bolsistas PIBEN e 1 voluntário), e que são responsáveis pela preparação e pelos encontros do projeto. Os objetivos do projeto são: ofertar à comunidade escolar o acesso à dança; proporcionar a prática da dança aos alunos do EMI e despertar o autoconhecimento corporal e mental dos participantes. Criado neste ano de 2017, o projeto iniciou suas atividades em abril e concluirá em dezembro, os encontros ocorrem nas quartas-feiras, das 12h às 13h30min, na sala de educação física, oportunizando assim a participação na atividade dos estudantes dos dois turnos. Nos encontros são ofertados técnicas e movimentos característicos dos ritmos forró, sertanejo, bachata, maxixe gaúcho e bolero, assim como noções históricas dos mesmos, bem como dinâmicas de autoconhecimento e de expressividades individuais e de grupo. Atualmente contamos com 20 participantes efetivos, sendo notável o desenvolvimento rítmico, técnico e expressivo dos mesmos. A partir de questionário aplicado aos participantes, concluímos que: a prática da dança está ajudando no combate ao stress e à irritabilidade do dia a dia; os diálogos corporais e a comunicação não verbal são estimulados; a prática corporal, mental e de outras atividades físicas (fora dos encontros) ajudam na prevenção do sedentarismo e despertam a saúde do ser. Os bolsistas, no decorrer do desenvolvimento do projeto, demonstram crescimento organizacional referente ao planejamento e desenvolvimento dos encontros, melhoria na comunicação e na liderança, bem como amadurecimento profissional. Com este projeto, os bolsistas puderam, ainda mais, ampliar seus conhecimentos quanto ao desenvolvimento teórico e prático da dança, bem como reiteraram a importância do aprendizado da dança nas instituições de ensino.


Palavras-chave


Dança; Práticas; Ritmos

Texto completo: PDF